‘Vem Brincar Comigo’ arrecada mais de 30 mil livros e brinquedos para doação

Liderada pela primeira-dama do Distrito Federal, campanha segue na reta final na Semana das Crianças

HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Pietra Almeida, de apenas 9 anos, fez o chamamento. “Desafiada” pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, ela foi lá e usou sua influência nas redes sociais para convocar seus 45 mil seguidores a doarem brinquedos e livros infantis à campanha Vem Brincar Comigo (veja mais no vídeo abaixo).

A mobilização de Pietra se juntou a de outras dezenas de colaboradores na cidade e fez com que a meta de arrecadação fosse batida: 30 mil presentes serão distribuídos a crianças que vivem em situação de vulnerabilidade no DF.

Nesta segunda-feira (7), a praça do Buriti amanheceu repleta de brinquedos e livros, o que marcou o encerramento oficial da ação liderada pela primeira-dama. Junto ao governador Ibaneis Rocha, ao vice Paco Britto e à vice-primeira-dama Ana Paula Hoff, Mayara fez um balanço da companha que fará parte do calendário permanente do Governo do Distrito Federal (GDF) nos próximos três anos.

“Ensinar as crianças a desapegarem de um brinquedo não é uma tarefa fácil, mas é compensadora”, disse ela, referindo-se à dificuldade que muitos meninos e meninas têm em abrir mão de algo que os divertiu. “Pode parecer pouco, mas um brinquedo na mão de uma criança faz com que ela acredite na possibilidade de um futuro melhor”, completou o governador Ibaneis.

Parcerias
O encontro na praça do Buriti reuniu os colaboradores da campanha – foram mobilizados, além de todas as secretarias de estado e administrações regionais, empresários de diversos setores, representantes de embaixadas, e influenciadores digitais. Por meio deles, caixas de coletas de brinquedos e doações foram instaladas nos órgãos públicos, em shopping centers, escolas, faculdades e supermercados.

Também deram suporte à busca por doações as embaixadas da África do Sul, Cazaquistão, Irlanda, Jamaica, República Dominicana, Haiti e China. A embaixatriz chinesa no Brasil, Lu Yanliu, aproveitou a solenidade na praça para doar mais 400 livros e 200 brinquedos à campanha. Os brinquedos e livros arrecadados serão distribuídos às crianças ao longo da próxima semana.

Uma grande festa de encerramento, com atividades cognitivas para o estímulo de meninos e meninas, está marcada para o Dia das Crianças, que ocorre no sábado (12), no estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Mobilização
Atriz, modelo, dubladora de desenho infantil e influenciadora digital, Pietra usou de sua popularidade para pedir ao dono da escola onde estuda em Taguatinga para que instalasse uma caixa de coleta dos brinquedos que pediu aos colegas que doessem. Ela mesmo ficou com pena de se desfazer de um ursinho que gostava e que ganhou aos 5 anos, mas foi na sua caixa de brinquedos e recolheu outro por qual tinha menos apego.

“Tem muitas pessoas que tem coisas que nem precisam mais ou deixam de lado, mas que se passarem adiante vão deixar outras muito felizes”, concluiu. A mobilização da estudante do terceiro ano do ensino fundamental fez mesmo efeito: tão logo ela participou do encerramento oficial da campanha na praça do Buriti, o dono da escola onde estuda avisou que irá comprar brinquedos e reforçar a arrecadação. Apesar de encerrada, a coleta segue extraoficialmente até o dia 12.

Fonte: Agencia Brasilia

Outras matérias

BSB: Campeonato de Jiu-Jitsu reúne os melhores atletas

Foto: Vinícius Melo/Agência Brasília Governador em exercício Paco Britto premia campeões e fala sobre a importância do esporte na vida dos jovens Um público entre duas a três mil pessoas lotou o Ginásio de Esportes do Cruzeiro, no Cruzeiro Novo, neste domingo (8), durante o Campeonato Brasiliense de Jiu-Jitsu, intitulado Distrito Federal Open International 2019, […]

“O campo liberal é o campo que pode mudar o Brasil”, diz João Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), defende o campo liberal para promover mudanças e o desenvolvimento do País. “Entendemos que o campo liberal é o campo que pode mudar o Brasil, na geração de empregos e oportunidades”, afirmou ele nesta manhã em Brasília no congresso do partido. Doria negou que haja um aceno […]

GDF: Mais um passo na produção de energia limpa no DF

Usina fotovotaica é inaugurada em São Sebastião. Consolidação da matriz energética é uma das metas do Plano Estratégico 2019-2060 Diversificar a matriz energética do Distrito Federal é fundamental para garantir o futuro e a qualidade de vida dos brasilienses. Nesse sentido, o Governo do Distrito Federal (GDF) vem apoiando a geração de energia limpa, como […]