DF: Varjão celebra Consciência Negra com programação especial

Nesta semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20), a Administração Regional do Varjão promove atividades que reforçam a necessidade de luta pelos direitos da população negra. “É um momento de valorização à cultura afro, mostrando o seu lugar fundamental na sociedade”, disse Nair Queiroz, Administradora Regional do Varjão.

O evento “A Beleza Afro na Comunidade do Varjão”, ocorrerá neste sábado (23), das 14 às 17h, com palestras, exposição e apresentações culturais afros. Às 19h acontecerá o 1º Desfile da Beleza Afro – Varjão 2019. A festa continua com show internacional congolês Rich CFA e apresentações de Hip Hop.

O desfile contará com 30 participantes negros, entre homens e mulheres. A participação dos modelos foi feira por meio de inscrição gratuita, na Administração Regional do Varjão, durante o mês de outubro.

O evento tem parceiros de países africanos como, Congo e Senegal, além de representantes da Candangolândia e do próprio Varjão, que são responsáveis pela produção dos acessórios, roupas, culinária afro e apresentação cultural. O desfile será realizado em traje afro, o que realça ainda mais a beleza das participantes.

No Brasil, a data é comemorada em 20 de novembro. Esse dia foi escolhido por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

SERVIÇO

Evento gratuito: A Beleza Afro na Comunidade do Varjão

Data: 23/11/2019 (Sábado)

Das 14h às 17h: palestras, exposições e apresentações culturais

Às 19h: 1º Desfile da Beleza Afro 2019. Após o desfile, show do congolês Rich CFA e apresentações de Hip Hop

Local: Praça Central do Varjão (em frente ao Centro de Ensino Fundamental 01)

Outras matérias

BSB: Grupo usa caixas de leite para isolar paredes de barracos contra o frio

Projeto batizado de Paredes do Bem é coordenado por voluntários do Senado Federal e vai entregar placas térmicas para aquecer moradias no DF. Estamos no período de inverno e o Distrito Federal tem registrado dias gelados desde o início do mês de junho. Nas áreas mais vulneráveis da capital da República, muitas famílias vivem em condições […]

Arte: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes apresenta espetáculo online “Não é preciso ser feliz para recomeçar”

Não é preciso ser feliz para recomeçar, de Fernando Guimarães Considerações sobre uma epidemia Em média-metragem resultado de uma pesquisa das linguagens literária, dramatúrgica e cinematográfica, o novo trabalho do diretor Fernando Guimarães traz para a Mostra Dulcina personagens que relatam histórias de isolamento “Sei que o homem é capaz de grandes ações. Mas se […]