Uso contínuo de celular com a cabeça inclinada para baixo pode gerar problemas na cervical.© Rovena Rosa/Agência Brasil Economia Digitalização abrange 54% dos serviços públicos

 Uso contínuo de celular com  a cabeça inclinada para baixo pode gerar problemas na cervical.

de isolamento social, a digitalização abrange 54% dos serviços públicos, segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Ao todo, 1.834 serviços podem ser acessados sem sair de casa, por meio do portal do governo.

Com ações divididas por categoria e um sistema de busca pelo serviço desejado, o portal tem uma interface intuitiva, que permite ao cidadão encontrar facilmente o que deseja. A página também tem uma lista de todos os aplicativos do governo federal para dispositivos móveis (smartphones e tablets) nos sistemas operacionais Android e iOS.

Ao todo, o portal oferece 3.490 serviços, dos quais 54% (1.834) são totalmente digitalizados. Os demais serviços ainda exigem atendimento presencial ou entrega de documentos físicos em alguma etapa.

O Ministério da Economia tem trabalhado para aumentar o percentual de serviços totalmente digitalizados. Dois decretos editados nos últimos dias regulamentaram a Lei de Liberdade Econômica e os documentos digitalizados têm o mesmo valor que o documento físico.

O primeiro define as regras de digitalização, assegurando a rastreabilidade e a autenticidade do documento e o descarte de documentos em papel, preservando os documentos de valor histórico. O segundo decreto permite que os órgãos do Poder Executivo troquem entre si, por meio digital, documentos e informações necessárias para a aplicação de políticas públicas. O procedimento desobriga o cidadão de reapresentar certidões e atestados em áreas diferentes.

Os decretos permitirão que o trabalhador com doença ou incapacidade tire uma foto do atestado do médico particular e o anexe, por meio do serviço Meu INSS, ao pedido do auxílio doença ou de aposentadoria por invalidez. A novidade foi anunciada na última quinta-feira (19) como uma das medidas para evitar o deslocamento de pessoas vulneráveis às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, os quatro serviços digitais mais procurados no portal www.gov.br são os pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição e a atualização dos dados cadastrais no INSS, com 1 milhão de pedidos por ano cada; o pedido de benefício assistencial a pessoa com deficiência, com 796 mil pedidos/ano; e o pedido de cópia de processo no INSS, com 729 mil pedidos anuais.

Edição: Narjara Carvalho

Outras matérias

Feira da Lua celebra 19 anos com edição comemorativa e a reabertura das atividades

Após cinco meses sem eventos, a Feira retorna com suas atividades; toda a estrutura e expositores foram preparados para receber os consumidores seguindo as normas no combate ao Covid-19 A Feira da Lua, um dos eventos mais tradicionais e longevos de Brasília, está comemorando, no mês de agosto, 19 anos de atuação no cenário comercial. A […]

BBB: Paula von Sperling, do BBB19, comenta expulsão de Hariany e caso de Petrix no Altas Horas

Aproveitando o sucesso da nova edição do BBB, no último sábado (8), o “Altas Horas” reuniu ex-participantes do reality para uma conversa. Ali, Paula von Sperling (BBB19), Vanessa Mesquita (BBB14), Serginho Orgastic (BBB10), Fani Pacheco (BBB7), Alberto Cowboy (BBB7), Rogério Padovan (BBB5), Solange Couto (BBB4) e Leka Begliomini (BBB1) relembraram suas aparições e comentaram alguns […]