Turismo:STF mantém decisão que liberou entrada de turistas em Pirenópolis

Pirenópolis(GO) - Conduzida por atletas e personagens marcantes da localidade, a Tocha Olímpica percorre pontos turísticos da cidade goiana  (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu manter a decisão da Justiça de Goiás que liberou a entrada de pessoas de outras cidades no município de Pirenópolis. A decisão foi assinada no dia 29 de maio e divulgada hoje (4).

Em março, a prefeitura da cidade baixou um decreto para impedir a entrada de turistas, principalmente de Brasília e Goiânia, e proteger a população local do contágio pelo novo coronavírus (covid-19). A medida foi feita de forma preventiva para evitar a superlotação do sistema de saúde, que é precário na localidade. Conforme último levantamento divulgado pelo governo local, a cidade tem cinco casos confirmados de covid-19.

Inconformado com as regras do decreto, o Ministério Público recorreu à Justiça, e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) concedeu liminar para reabertura de cidade. De acordo com o desembargador Jairo Ferreira Júnio, a medida impede a livre circulação de pessoas.

Em seguida, a prefeitura recorreu ao Supremo para derrubar a decisão. Ao julgar o caso, Fux manteve a decisão do Judiciário local por razões processuais. Fux entendeu que a ação protocolada pelo governo municipal não preenche os requisitos legais.

Pirenópolis foi fundada no século 18 por bandeirantes e tombada como patrimônio histórico em 1989.

Pirenópolis entrada de turistas stf covid-19 coronavírus pandemia

Outras matérias

Celebridade: Sandy e Junior descartam retorno da dupla e focam em carreira solo

Apesar de todo o sucesso da turnê “Nossa História”, Sandy e Junior reafirmaram que não tem a intenção de retomarem a dupla ou realizarem novos shows juntos. “Estamos ansiosos para voltar a focar nas nossas carreiras solo”, disse Junior, aos risos, em conversa com jornalistas na tarde desta quinta-feira (9). Entre os últimos compromissos dos […]

Referência Galeria de Arte dá início ao projeto Conversa | Online com o artista visual David Almeida e a psicóloga Vania Moraes

Começa na próxima quarta-feira pelo Instagram da galeria o projeto que busca aproximar o público de artistas, curadores, colecionadores, instituições privadas e públicas promove o diálogo entre profissionais de diversas áreas do conhecimento Nesta quarta-feira, 8 de julho, das 18h às 19h, a Referência Galeria de Arte dá início ao projeto Conversa | Online. Com […]