Tufão leva governo dos EUA a decretar emergência nas Ilhas Marianas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou hoje (8) estado de emergência nas Ilhas Marianas do Norte e ordenou que seja prestada ajuda federal às autoridades locais em razão da passagem de um tufão.

O jornal Pacific Daily News noticiou que o tufão Hagibis vai atingir nesta terça-feira a ilha de Anatahan, a cerca de 130 quilômetros ao norte de Saipan, no Oceano Pacífico.

O Serviço Nacional de Meteorologia mantém o aviso de tufão para as ilhas Saipan e Tinian, mas cancelou um alerta de tempestade tropical para Guam, que fica mais ao sul.

O jornal informou ainda que 140 moradores de Guam foram obrigados a usar abrigos de emergência.

A declaração de Trump  autoriza a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar os esforços de socorro.

Hoje pela manhã, o tufão estava a 290 quilômetros a noroeste de Saipan, com ventos máximos sustentados de 260 quilômetros por hora.

As Ilhas Marianas do Norte, na Micronésia, formam  um estado livremente associado aos Estados Unidos, com uma população de 56 mil pessoas.

As Ilhas Marianas  constituem um arco vulcânico no encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Oceano Pacífico.

Agencia Brasil

 Tags: Ilhas Marianas, Oceano Pacífico,USA.

Outras matérias

Exposição de arte Naif antecipa a consolidação de museu a céu aberto em Brasília.

No próximo dia 5 de dezembro o brasiliense poderá conhecer parte do acervo que integrará o Espaço Barthô-Naif, ambicioso projeto de ocupação artística que está sendo implantado às margens do Rio São Bartolomeu. Num momento em que o museu da arte Naif do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, está fechado por falta de recursos, […]

Novembro Azul: exames não são um teste de masculinidade e sim um ato a favor da saúde

Durante o mês de novembro o movimento Novembro Azul é realizado com o objetivo de conscientizar a população masculina, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, principalmente os com faixa etária após os […]

Politica: Esquerdopatas querem a baderna do Chile aqui

O deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP) é um dos mais ferrenhos defensores do presidente Jair Bolsonaro, integra a bancada evangélica e politicamente se situa na extrema direita. Pastor da Catedral do Avivamento, uma igreja pentecostal ligada à Assembleia de Deus, Feliciano diz estar convencido de que há “um complô para derrubar Bolsonaro”, tendo como pano […]