Sesc-DF produz máscaras para os profissionais de saúde e pacientes das unidades

A partir da próxima quinta-feira (30) o uso de máscaras de proteção facial será obrigatório. A medida foi tomada por meio de decreto para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus. Cumprindo o seu papel social, o Sesc-DF está com mais uma ação para ajudar os profissionais e pacientes a se protegerem. Uma equipe da área de saúde da instituição começou a produzir máscaras caseiras na unidade da 504 Sul.
De acordo com a coordenadora de Serviços Médicos e Educação em Saúde, Lucce Lopes, a ideia surgiu pela falta de máscaras no mercado. “O fornecimento de máscaras está bem difícil e a equipe que está atuando na unidade da 504 Sul viu que no Espaço Maker tinha uma máquina de costura. Nos mobilizamos e conseguimos mais duas máquinas, além de bastante tecido TNT que serve para máscaras descartáveis. Uma das técnicas tinha habilidade e ensinou mais pessoas a produzir. É união de forças mais talentos. Os nossos profissionais estão usando assim como os pacientes da unidade”, revelou.
A técnica em Enfermagem do Sesc Taguatinga Norte, Olga Ferreira da Silva, é uma das profissionais que ensinou a costurar. A equipe reveza de acordo com o plantão de cada um. “Somos em torno de 10 pessoas costurando. A iniciativa surgiu pela escassez do produto. Começamos no dia 15 e já produzimos mais de 500 unidades. Uma das médicas fez o teste com base em estudos e viu que a nossa máscara é eficiente ao não absorver água por 3h, a gramatura do tecido é capaz de proteger”, explicou.
Voluntárias do GMV
O Grupo dos Mais Vividos do Sesc-DF (GMV) também está produzindo máscaras para os pacientes da odontologia. Para que as 25 voluntárias do GMV possam confeccionar um volume maior, precisam da doação de tecidos em algodão ou tricoline. A pessoa pode entregar no Sesc do Setor Comercial Sul (Presidente Dutra), das 9h às 16h.

A coordenadora de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa, explica como é o processo. “Temos um grupo de idosas voluntárias do artesanato que foram convidadas a participar dessa campanha. Elas aceitaram e estão recebendo todo o material em casa e ao fim da confecção buscamos. O material que utilizamos são de vários uniformes do Sesc que estão estocados, cujo o tecido é de tricoline. Esse material é a base das máscaras que passam por customização”, revelou.

Outras matérias

Bolsonaro promete anúncio de novo ministro da Educação nesta sexta

Opresidente Jair Bolsonaro deve anunciar o novo ministro da Educação nesta sexta-feira (10). O cargo está vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de inconsistências curriculares terem vindo à tona. O perfil desejado pelo presidente é de um pessoa “conciliadora” e […]

Programação deste fim de semana do Sesc Viva Cultura tem Flávio Venturini

A programação do projeto Sesc Viva Cultura continua a todo vapor neste fim de semana, com apresentações de artistas locais e um show especial com o músico convidado Flávio Venturini, no sábado (11), às 22h no Youtube do Sesc-DF. Até domingo, serão diversas apresentações de dança, música, audiovisual, teatro, além de um debate sobre mulheres […]