Senado sedia lançamento sobre a história da Palestina

Senado sedia lançamento sobre a história da Palestina

O livro Palestina: Do Mito da Terra Prometida à Terra da Resistência, do historiador e especialista em relações internacionais Sayd Marcos Tenorio, será lançado na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal. O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahin Alzeben, é uma das autoridades aguardadas no evento.

A obra faz um resgate histórico da Palestina, desde os primeiros habitantes cananeus, as ocupações, guerras e conquistas do país e sua capital, Jerusalém (Al Quds), para desmistificar seu pertencimento aos atuais ocupantes, os sionistas israelenses. Também questiona a legalidade e a legitimidade da partilha promovida pela ONU em 1947 e a eficácia dos Acordos de Oslo, de 1993, entre israelenses e palestinos. Segundo o autor, esses acontecimentos históricos conduziram a Palestina e o seu povo à encruzilhada em que se encontram hoje, tornando inviável a solução de dois Estados.

Segundo Sayd Marcos Tenório, o conflito na Palestina não é sobre uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas parte de um contexto que se agravou desde a criação do Movimento Sionista Internacional no final do século XIX e da criação do Estado de Israel sem fronteiras definidas, em 1948.

Escritor e autor Sayd Marcos

Além da fazer vigorosa denúncia das violações dos direitos palestinos, a obra traz um histórico do surgimento do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS), e explica como ele se tornou a principal força política e militar da Palestina.

O autor – Sayd Marcos Tenorio é historiador e especialista em relações internacionais. É ativista internacionalista da causa palestina há mais de 30 anos, com diversos artigos publicados sobre temas relacionados à Palestina. É fundador e atual secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). E-mail do autor: [email protected].

Outras matérias

Luan Santana fará show beneficente em Brasília

Evento ajuda a arrecadar alimentos  Compartilhe  Twitter  Pinterest  Comentar No dia 14 de dezembro (sábado), o sertanejo Luan Santana desembarca em Brasília para um show no Estádio Nacional Mané Garrincha. A apresentação gratuita é uma realização do projeto Solidário Brasília. Os ingressos podem ser adquiridos através de compras nas lojas participantes (veja lista abaixo). Cada local disponibilizará um […]