Senado sedia lançamento sobre a história da Palestina

Senado sedia lançamento sobre a história da Palestina

O livro Palestina: Do Mito da Terra Prometida à Terra da Resistência, do historiador e especialista em relações internacionais Sayd Marcos Tenorio, será lançado na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal. O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahin Alzeben, é uma das autoridades aguardadas no evento.

A obra faz um resgate histórico da Palestina, desde os primeiros habitantes cananeus, as ocupações, guerras e conquistas do país e sua capital, Jerusalém (Al Quds), para desmistificar seu pertencimento aos atuais ocupantes, os sionistas israelenses. Também questiona a legalidade e a legitimidade da partilha promovida pela ONU em 1947 e a eficácia dos Acordos de Oslo, de 1993, entre israelenses e palestinos. Segundo o autor, esses acontecimentos históricos conduziram a Palestina e o seu povo à encruzilhada em que se encontram hoje, tornando inviável a solução de dois Estados.

Segundo Sayd Marcos Tenório, o conflito na Palestina não é sobre uma disputa político-religiosa entre judeus e palestinos (cristãos e muçulmanos), mas parte de um contexto que se agravou desde a criação do Movimento Sionista Internacional no final do século XIX e da criação do Estado de Israel sem fronteiras definidas, em 1948.

Escritor e autor Sayd Marcos

Além da fazer vigorosa denúncia das violações dos direitos palestinos, a obra traz um histórico do surgimento do Movimento de Resistência Islâmica (HAMAS), e explica como ele se tornou a principal força política e militar da Palestina.

O autor – Sayd Marcos Tenorio é historiador e especialista em relações internacionais. É ativista internacionalista da causa palestina há mais de 30 anos, com diversos artigos publicados sobre temas relacionados à Palestina. É fundador e atual secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) e diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). E-mail do autor: [email protected].

Outras matérias

Governador Ibaneis Rocha segue internado e despacha de hospital

Ele foi hospitalizado na quarta (03/06) para realizar exames após ter se submetido a uma videolaparoscopia no abdômen em 26 de maio. Ogovernador Ibaneis Rocha (MDB) continua despachando de dentro do Hospital DF-Star. Internado na unidade particular desde a última quarta-feira (03/06) para realizar exames após ter se submetido a uma videolaparoscopia no abdômen, no fim de maio, […]

#Luto : Cantora gospel Fabiana Anastácio morre por complicações da covid-19

Nota de falecimento foi publicada no perfil da artista nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (4). Cantora Fabiana Anastácio — Foto: Reprodução/Facebook A cantora gospel Fabiana Anastácio, de 45 anos, morreu em São Paulo na manhã desta quinta-feira (4) vítima do novo coronavírus. A nota de falecimento foi publicada no perfil da artista nas […]