Secretário-geral da ONU pede ações de combate a mudanças climáticas

Em artigo publicado nos principais veículos de mídia do mundo, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres pediu aos países-membros da instituição esforços para combater as mudanças climáticas.

Mais de 250 jornais e revistas publicaram a declaração de Guterres nessa quinta-feira (3), entre eles o The Guardian, do Reino Unido, Le Monde, da França, e o jornal semanal The Nation, dos Estados Unidos.

Guterres disse que mais de 70 países e 100 cidades se comprometeram a reduzir as emissões de dióxido de carbono para um volume próximo a zero até 2050, na cúpula de ações climáticas de setembro, realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas. Acrescentou que muitos países ainda são vistos como dependentes do carvão.

Para Guterres, aqueles que negam o aquecimento global e os maiores emissores de dióxido de carbono não têm como se esconder. Ele manifestou o compromisso de fazer com que esses países negativos em relação a mudanças climáticas tomem medidas.

Guterres afirmou que “os jovens, as Nações Unidas e um número crescente de líderes empresariais, governos e sociedade civil estão se movendo e agindo”. Contudo, enfatizou que muitos ainda precisam adotar medidas. “Temos um longo caminho a percorrer, e o movimento já começou”.

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição: Graça Adjuto EBC

Outras matérias

Filmes:Oscar 2020 Os maiores esnobados

Lupita Nyong’o por Nós, Taron Egerton por Rocketman e mais! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados ao Oscar 2020 nesta segunda-feira (13). Como sempre, nem todos os grandes nomes do ano foram contemplados na lista. Além de atrizes como Lupita Nyong’o e Jennifer Lopez, filmes foram completamente esnobados, como Joias Brutas e Retrato de uma Jovem em Chamas. Confira a […]

Internacional:Anistia denuncia campanha de detenções e censura no Vietnã

Meta é silenciar críticas ao governo feitas em redes sociais Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal)  Vietnã A Anistia Internacional denunciou hoje (16) que as autoridades do Vietnã lançaram uma campanha de detenções e censura nas redes sociais para silenciar críticas, após uma disputa de terras na semana passada que resultou em quatro mortes. Segundo […]

Internacional: Estados Unidos elevam alerta de segurança para viagens ao Brasil

Regiões administrativas do Distrito Federal estão na lista Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil  Brasília O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o nível de alerta para turistas que viajam para o Brasil e para aqueles que visitam determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira e algumas regiões administrativas do Distrito Federal. A medida […]