Secretário-geral da ONU pede ações de combate a mudanças climáticas

Em artigo publicado nos principais veículos de mídia do mundo, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres pediu aos países-membros da instituição esforços para combater as mudanças climáticas.

Mais de 250 jornais e revistas publicaram a declaração de Guterres nessa quinta-feira (3), entre eles o The Guardian, do Reino Unido, Le Monde, da França, e o jornal semanal The Nation, dos Estados Unidos.

Guterres disse que mais de 70 países e 100 cidades se comprometeram a reduzir as emissões de dióxido de carbono para um volume próximo a zero até 2050, na cúpula de ações climáticas de setembro, realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas. Acrescentou que muitos países ainda são vistos como dependentes do carvão.

Para Guterres, aqueles que negam o aquecimento global e os maiores emissores de dióxido de carbono não têm como se esconder. Ele manifestou o compromisso de fazer com que esses países negativos em relação a mudanças climáticas tomem medidas.

Guterres afirmou que “os jovens, as Nações Unidas e um número crescente de líderes empresariais, governos e sociedade civil estão se movendo e agindo”. Contudo, enfatizou que muitos ainda precisam adotar medidas. “Temos um longo caminho a percorrer, e o movimento já começou”.

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição: Graça Adjuto EBC

Outras matérias

Jornalista Fabiana Ceyhan, e outros dois Brasileiros visitam um dos maiores grupos empresariais da Indonésia

Aconteceu hoje, 14 de outubro,em Jacarta, na Indonesia, um Fórum de Negócios com países da América Latina e Caribe. Os jornalistas brasileiros participaram do evento, onde estiveram presentes vários embaixadores de países da América do Sul, empresários e jornalistas. Durante o Forum, foi exibida uma apresentação do grupo Sinarmas, um dos maiores grupos de empresas […]

Acordo Mercosul-UE pode impactar economia brasileira em US$ 79 bilhões

Estimativa é da Confederação Nacional do Comércio O acordo comercial entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE), fechado no fim de junho, deve impactar a economia brasileira em US$ 79 bilhões até 2035. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou hoje […]

Coisas boas estão acontecendo em reuniões com a China, diz Trump

O presidente americano, Donald Trump, afirmou há instantes no Twitter que “coisas boas estão acontecendo nas reuniões com a China”, que ocorrem desde ontem em Washington.  Trump reiterou que se encontrará hoje com o vice-primeiro-ministro chinês Liu He, que lidera a delegação do lado asiático. Segundo a agenda oficial de Trump, o encontro está marcado […]