Outubro Rosa: conheça a trajetória de quem enfrentou o câncer de mama e hoje ajuda mulheres mastectomizadas a recuperarem a autoestima

Irmãs, sócias e empresarias mobilizam campanha para trabalho voluntário

Receber o diagnóstico de câncer de mama não é fácil. Ninguém está preparado para encarar uma situação como essa, e a história de Aline Martins não foi diferente.  A notícia veio em 2015, momento de estabilidade na vida da empresária, que à época amamentava o filho Pedro, de 1 ano e 2 meses. Após notar um nódulo no seio e procurar um mastologista, veio a notícia avassaladora: câncer de mama.  A doença, claro, trouxe medo, insegurança, mas trouxe também força, fé, vontade de vencer, muita compaixão e vontade de fazer a diferença.

Tudo isso resultou em uma reviravolta na vida de Aline, que decidiu mudar de profissão, que até então era designer de interiores. Motivada pela vontade de acolher, ajudar e fazer a diferença na vida de mulheres que também enfrentaram a doença, junto com a irmã e sócia Andressa Martins, se especializou na reconstrução de aréolas e mamilos, por meio da micropigmentação paramédica. O resultado? Realização pessoal e profissional.

Segundo as empresárias, ajudar essas mulheres significa transformar todo sofrimento que passaram em amor, e Aline fala isso com propriedade, já que passou pela situação e entende como é importante essa questão de estar bem consigo mesma. “O trabalho que fazemos é muito importante para levantar a autoestima. Parece uma coisa boba, mas faz toda a diferença. Ouço muito o relato dessas mulheres que fazem a reconstrução da mama, que fazem um trabalho de micropigmentação, elas se sentem completas e é como se fosse um ponto final, entender que aquela fase acabou e que a vida segue”, afirma.

Trajetória

Já o segundo médico, que é o meu oncologista, mesmo me dando um diagnóstico igual, falou de uma forma muito humana. Aquilo ali já em um primeiro momento me tocou, a forma como ele falou, com serenidade, me deu uma esperança no coração e eu me agarrei a isso para poder sobreviver, mesmo sabendo da gravidade”, disse.

Segundo Aline, antes de tudo acontecer ela estava em uma fase muito boa da vida. “Estava muito feliz, com um filho de um ano e dois meses que foi muito planejado. Minha filha também estava fazendo faculdade na época. Estava voltando para o mercado de trabalho, após ter dado uma pausa para cuidar do meu filho, e a maternidade era algo que eu tinha sonhado muito”, conta.

Vida Nova

Aline revela que depois de tantas transformações o que mudou de verdade foi o significado de sua vida.  “Depois que eu tive o câncer. Tentei manter o quanto pude o meu trabalho, mas começou a ficar bem cansativo, principalmente pelos eventos. Estava me desgastando muito, não conseguia desconectar, até que meu oncologista sugeriu que eu não trabalhasse naquele momento, porque eu tinha um desgaste físico muito grande. Durante todo esse processo, minha visão de vida mudou completamente, além disso, mudei meu trabalho, meu estado civil, minha fé, e a minha profissão. Mudou tudo”, explica.

Foi aí que Aline decidiu que não queria mais fazer a cirurgia de reconstrução de mamilo, mas sim, camuflar, e começou a pesquisar sobre a micropigmentação paramédica. “Falei com a minha irmã, expliquei que queria aprender a fazer reconstrução de mamilos através de micropigmentação. Perguntei se ela toparia fazer isso comigo. Disse que a gente teria que estudar, ir para outro estado, iniciar uma nova profissão. Eu sabia também da importância dessa parte estética para as mulheres, e sabia que seríamos muito felizes fazendo isso, já pensando em realizar ações sociais, já que muitas mulheres não têm condições de fazer esse procedimento”.

Como participar das ações sociais

A Umanas Micropigmentação oferece o tratamento de reconstrução de aréolas e mamilos gratuitamente para mulheres que não podem arcar com os custos do procedimento. E nesse mês, de prevenção ao câncer de mama, as irmãs ganharam adeptos. Na campanha Dona Poderosa, os serviços de cronograma capilar, micropigmentação labial, oferecidos por outras profissionais, e micropigmentação de sobrancelhas, ofertado pela Umanas, terão parte do lucro revertidos na compra de materiais para a ação voluntária.

 As ações são realizadas na clínica onde as irmãs atendem. As interessadas entram em contato pelo Whatsapp (61) 98134-0445.  Na sequência é enviado um questionário para saber se a paciente está apta, em relação à renda e o tempo cirúrgico, ou seja, é feita uma anamnese. Estando tudo ok, elas entram em contato para agendar a avaliação física e conversam para entender as necessidades. Com tudo certo, a selecionada vai para a fila de espera. Todas as informações estão no instagram @umanas.

Serviço Umanas Micropigmentação

Site: umanasmicropigmentacao.com.br

Instagram: @umanasmicro

Ação voluntária: http://outubrorosa.donapoderosa.com/

Endereço: Centro Médico SGAS 614 Sul, Via L2 Sul, lote 99, Sala 234, Asa Sul.

Outras matérias

MP de Bolsonaro acaba com registro de jornalista e precariza profissão. VAMOS REAGIR!

Nesta terça-feira (12), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) 905/19, que altera uma série de pontos da legislação trabalhista e institui a chamada carteira de trabalho Verde e Amarela. A medida, anunciada como uma suposta forma de criar postos de trabalho para pessoas entre 18 e 29 anos, promove […]

Exposição de arte Naif antecipa a consolidação de museu a céu aberto em Brasília.

No próximo dia 5 de dezembro o brasiliense poderá conhecer parte do acervo que integrará o Espaço Barthô-Naif, ambicioso projeto de ocupação artística que está sendo implantado às margens do Rio São Bartolomeu. Num momento em que o museu da arte Naif do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, está fechado por falta de recursos, […]

Series: 4ª temporada de “One Day At a Time” será lançada em março de 2020!

Depois de ter sido cancelada pela Netflix e resgatada pela emissora Pop TV, a nova temporada da série “One Day At a Time” tinha sido anunciada para janeiro de 2020. Porém, parece que os planos mudaram um pouco. A showrunner da trama, Gloria Calderón Kellet, compartilhou uma matéria em que confirmava a data de estreia. Confirme informações […]