Natal Sempre Monumental e outros eventos impactam trânsito no domingo

Como ficará o transito no final de semana

Intervenções serão necessárias para garantir fluidez ao tráfego e segurança aos usuários das vias

Em razão de eventos programados para o domingo (8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará intervenções em vários pontos do Plano Piloto e de outras cidades a fim de garantir fluidez e segurança tanto aos usuários das vias quanto ao público que participará das atividades culturais, esportivas e religiosas.

Eixo Monumental

Devido ao grande público esperado para o Natal Sempre Monumental, os agentes farão o isolamento dos estacionamentos próximos à Torre de TV, a partir da noite de sábado (7), para destiná-los a públicos específicos. O estacionamento da Funarte será destinado aos táxis e veículos por aplicativo; o da Torre de TV, com acesso pela S1, ficará reservado para autoridades e artistas; o da Praça das Fontes, com acesso pela S1, será destinado ao Posto Médico e aos veículos de segurança; e o da Praça das Fontes, acesso pela N1, ficará reservado aos Portadores de Mobilidade Reduzida. As opções de estacionamento para o público em geral são os do Brasil 21, do Estádio Nacional e dos setores hoteleiros Norte e Sul. Durante todo o evento, o controle do tráfego estará a cargo da Polícia Militar.

A partir das 6h30, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será parcialmente interditado para a realização do Circuito das Estações – Etapa Verão, com largada e chegada em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Para garantir a segurança dos atletas, os agentes farão o fechamento parcial da via S1 e total da via N1. O trânsito na S1 será permitido nas três faixas da direita, mas os veículos serão desviados para a S2 pelo estacionamento do Supremo Tribunal Federal. O fluxo de veículos vindo pela via L4 será interditado na alça de acesso à N1.

Os agentes também impedirão o acesso de veículos à via Palácio Presidencial e a via N1 Leste. Os competidores largarão pela via S1 até a Praça das Três Poderes e seguirão pela N1 até o 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), quando retornarão ao local de partida pela N1 para completarem os 5 km de percurso. Os inscritos na modalidade de 10 km seguirão em direção à L4 Norte, passando por parte da Via Palácio Presidencial e da Via N1 Leste, fazendo o retorno na rotatória de acesso à antiga Academia de Tênis, de onde voltarão ao local de partida, em frente ao Museu da República pela N1.

Parque da Cidade

No Parque da Cidade, será realizada a Corrida do Gari, com largada prevista para as 7h. A corrida, com percurso de 5 km, terá e largada e chegada dos atletas no estacionamento nº 9.  Por isso, a partir das 6h30, o Detran vai fechar as rotatórias da 906, 911 e 913 Sul para implementação do sentido único anti-horário para veículos em parte do parque. A entrada pela via EPIG, próximo à DPE, estará liberada, mas os veículos não poderão utilizar os retornos nem as rotatórias para voltar, já que o tráfego de veículos até a rotatória de acesso à Quadra 906 Sul funcionará somente em um sentido.

Sobradinho

A partir das 7h, o trânsito na Avenida Contorno sofrerá intervenções pontuais para garantir a segurança dos ciclistas que participarão do evento Pedalando por Bíblia, com concentração em frente à igreja Assembleia de Deus, na Quadra 12 AE nº 4 de Sobradinho. Os ciclistas largarão às 8h em direção ao Parque Jequitibás e percorrerão até a Quadra 9, de onde retornarão ao local de partida.

À tarde, entre 17h e 18h, os agentes farão controle do tráfego com intervenções pontuais nas vias internas entre a quadra de esportes da Q. 18 até a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Q. 13 de Sobradinho. Os fiéis participarão de uma procissão no local.

Estrutural

Das 8h às 10h, os agentes de trânsito farão controle de tráfego da via interna da Quadra 2 da Estrutural, no trecho compreendido entre o Centro de Ensino Fundamental 2 e a Praça da Bíblia. As intervenções serão necessárias para garantir a segurança dos pedestres que participarão da Caminhada da Paz.

Recanto das Emas

Das 8h às 10h, o trânsito da Avenida Recanto das Emas sofrerá alterações em função da Passeata e Culto no Dia da Bíblia. O tráfego de veículos será interrompido para a passagem de pedestres que se concentrarão em frente à Assembleia de Deus da Quadra 101 e caminharão até a rotatória da Quadra 206, retornando até o estacionamento do Banco do Brasil, na Quadra 103.

Águas Claras

Das 10h30 às 12h, haverá o Cortejo do Afoxé Ewe Filhos do Logum, na Vira Areal, em Águas Claras. A concentração será na área pública em frente ao CEF Vila Areal, na QSE 6. Os participantes sairão em direções à Avenida Águas Claras, por onde caminharão até a feira localizada em frente ao Centro Espírita Ilê Axé Logum Cetomi, na Colônia Agrícola Vereda da Cruz.

Taguatinga

Entre as 12h30 e as 22h30, um trecho da via entre a QNB 13 e a QNB 14 de Taguatinga ficará interditado em razão do evento Lavagem do Acarajé da Yayá, na QNB 14, atrás do Shopping Top Mall.

Com informações:

Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF

SAM, Lote “A”, Bloco “B”, Ed. Sede – CEP: 70.620-000 Brasília-DF

Fone: (61) 3343-5224 ou 3343-5225; 99101-6579 (plantão)

Acompanhe nossas redes sociais

https://twitter.com/detrandfoficial

https://www.facebook.com/detrandf/

https://www.instagram.com/detrandfoficial/

https://www.flickr.com/photos/[email protected]/

https://www.youtube.com/c/DetranDFoficial

Outras matérias

Internacional:Trump diz que não vetará projeto de ajuda do coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa quinta-feira (14) que não vetaria uma eventual legislação de ajuda financeira devido aos impactos do coronavírus que incluísse financiamento para o Serviço Postal dos Estados Unidos.  “Se pudéssemos concordar com um projeto, um projeto geral, que é obviamente um número maior do que apenas os correios, […]

Economia: BC: atividade econômica mostra sinais de recuperação parcial

Indicadores de atividade mostram sinais de recuperação parcial da economia brasileira, avaliou o Banco Central (BC), no Boletim Regional divulgado hoje (14). “Todavia, a atividade econômica mostra sinais de recuperação parcial, com setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social ainda bastante deprimidos, apesar da recomposição de renda gerada pelos programas de governo [como o auxílio […]