LANÇAMENTO DO LIVRO GUAIBIMPARÁ CARAMURU

Escritor Carlos Magno

Das areias às estrelas Carlos Magno de Melo
O escritor Carlos Magno de Melo lança no dia 27 de novembro o seu mais novo livro: “Guaibimpará Caramuru: das areias às estrelas”.

A novidade sai pela Editora Thesaurus. O livro será apresentado pela jornalista e escritora Daniela Migliari, que abordará, ainda, a influência das raízes brasileiras na busca de autoconhecimento.

A obra conta a história de Diogo Alvez Correia, Caramuru, a sua chegada ao Brasil e casamento com Guaibimpará, a Paraguaçú. “Eu estava morando na Bahia quando o Victor Alegria (escritor, editor e fundador da editora Thesaurus) foi passar uns dias comigo e me convidou para escrever a história. Não havia muitos relatos sobre o Caramurú, então o livro tornou-se uma aventura para explorar os fatos históricos”, explica o autor do livro.

Carlos Magno conta que, de início, teve receio de assumir a responsabilidade de trazer à luz um personagem histórico de tamanho peso tanto para o Brasil quanto para Portugal, mas ao longo de três anos de pesquisa, o autor se envolveu intimamente com o processo. “Comecei a situar o Diogo Alvez Correia em seu período histórico – época das grandes navegações portuguesas. Hoje eu tenho uma alegria muito grande de ter feito este trabalho. A cada página que escrevia, descobria que o livro estava me mostrando o caminho que eu deveria trilhar”, conta o autor.

Baseado em fatos reais, “Guaibimpará Caramuru: das areias às estrelas” narra o primeiro casamento entre uma índia brasileira e um português. “A Paraguaçú foi a primeira mulher de todas as Américas a casar com um fidalgo na corte francesa e na igreja. Pesquisando a certidão de casamento dela, que hoje se encontra no Canadá, descobri que o nome verdadeiro da Paraguaçu é Guaibimpará”, explica, animado, o autor. Catarina Álvares Paraguaçu (nome de batismo católico) foi uma indígena Tupinambá, da região onde hoje é o estado da Bahia. Seu nome de nascimento, “Guaibimpará”, significa “mar grande”, como registra frei Santa Rita Durão em seu poema “Caramuru”.

O livro estará disponível para compra durante a sessão de autógrafos por R$ 58. Para quem quiser adquiri-lo após a noite de lançamento, basta acessar o perfil do autor https://www.facebook.com/carlosmagno.melo.3 e encomendar a obra autografada por R$ 80 (custo do livro + valor de envio pelos Correios) ou solicitar à editora Thesaurus pelo número (61) 3344-3738.

Outras matérias

BSB: Grupo usa caixas de leite para isolar paredes de barracos contra o frio

Projeto batizado de Paredes do Bem é coordenado por voluntários do Senado Federal e vai entregar placas térmicas para aquecer moradias no DF. Estamos no período de inverno e o Distrito Federal tem registrado dias gelados desde o início do mês de junho. Nas áreas mais vulneráveis da capital da República, muitas famílias vivem em condições […]

Arte: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes apresenta espetáculo online “Não é preciso ser feliz para recomeçar”

Não é preciso ser feliz para recomeçar, de Fernando Guimarães Considerações sobre uma epidemia Em média-metragem resultado de uma pesquisa das linguagens literária, dramatúrgica e cinematográfica, o novo trabalho do diretor Fernando Guimarães traz para a Mostra Dulcina personagens que relatam histórias de isolamento “Sei que o homem é capaz de grandes ações. Mas se […]