Gincana dos pronomes 5º ano no Colégio CCi em Samambaia

Por Francianne de Fátima

Convenhamos que não é muito simples compreender e aplicar os pronomes corretamente. O conteúdo é extenso e causa uma confusão na nossa mente. No 5º ano, o assunto tem dado o que falar, aliás, o que cantar. Depois que aprenderam a paródia criada pela professora Mara, as crianças recorrem à canção para lembrarem os termos que substituem o nome.

 

Esse macete veio a calhar na hora de colocar em prática o conhecimento de alguns deles. O primeiro desafio avaliativo aconteceu em forma de gincana, divertidíssima por sinal, no valor de 10,0 pontos. A postos, sintonizadas e naquela animação (apesar do nervosismo, claro), as equipes enfrentaram 8 provas que mexeram, literalmente, com os neurônios.

 

As tarefas se diferenciaram conforme os grupos dessa classe gramatical (confira nas fotos). Antes de realizá-las, as turmas se divertiram com a corrida de bambolê, bola na colher, caça ao tesouro, pisa no tapete, estoura balão, quiz de perguntas e respostas, quebra-cabeça e o grito de guerra personalizado, que deveria conter os pronomes devidamente empregados.

 

Outras matérias

Coronavírus: GDF suspende nomeações e posses

Decreto publicado no sábado (28) considera que os atos podem comprometer medidas de contenção da disseminação do novo coronavírus Nomeações e posses de candidatos já aprovados em concursos públicos no Distrito Federal estão suspensas por tempo indeterminado. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF no sábado (28), como mais uma forma de contenção […]