GDF:“Pratique Saúde em Casa” leva cuidados com mente e corpo às redes sociais

Ação visa dar continuidade às Práticas Integrativas de Saúde durante o isolamento social

Muitos pacientes da rede pública estão acostumados, uma vez por semana ou mais, a participar dos grupos para as Práticas Integrativas de Saúde (PISs) nas unidades básicas, nos Centros de Atenção Psicossocial e em policlínicas. Diante da pandemia do coronavírus, trata-se de um momento de promoção da saúde e de exercitar corpo e mente.

Para não parar tudo durante esse período de isolamento, a Secretaria de Saúde disponibiliza vídeos em suas redes sociais para que pacientes continuem a cuidar do corpo e da mente, cada um em sua casa, segundo Orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na ação chamada “Pratique Saúde em Casa”, os vídeos que serão postados na rede têm base em técnicas como meditação, automassagem, tikum – que é uma modalidade de tai chi chuan –, técnica de redução de estresse, massagem em bebês (shantala), antroposofia, exercícios físicos e ioga. E também práticas mentais e sensoriais, em diversas áreas que possam promover saúde em todos os níveis.

“O objetivo é que a população não fique desassistida, desmotivada, e acabe progredindo para adoecimentos que são gradativos e silenciosos, como solidão e ansiedade diante dos casos de muitas notícias negativas. São situações que podem motivar diversas outras doenças, desequilíbrios, agitação, nervosismo, impaciência, intolerância”, enumera o assistente social Cristian da Cruz Silva.

Os materiais de audiovisual terão a orientação de grandes mestres, técnicos e facilitadores com experiência em Práticas Integrativas em Saúde. “É mais um cuidado disponível para toda a população em relação à saúde física, psíquica, emocional. E até mesmo social”, completa o servidor.

As PISs são metodologias de saúde desenvolvidas tradicionalmente pelo mundo e adotadas pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Acompanhe as postagens no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube oficiais da pasta.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Outras matérias

Teleaulas: 94% dos alunos da rede pública têm acesso à internet

Dados da Codeplan mostram que é possível levar a escola à casa do estudante, ao se implementar ensino mediado por tecnologia na rede pública A Secretaria de Educação lançará nos próximos dias o programa de ensino mediado por tecnologia Escola em Casa DF, para evitar que os estudantes da rede pública tenham perdas educacionais durante […]

Ministra Damares, Benedita da Silva e outras autoridades participam do lançamento do livro “Mulher, Emoção e Voto”

Durante os dias 13 e 17 de abril, o analista comportamental e autor da publicação, Osmar Bria, vai conversar por meio de Lives nas redes sociais com autoridades públicas que contribuíram com a obra A corrida para as eleições municipais deste ano já começou e o público feminino poderá contar com uma nova ferramenta a […]