GDF: Revitalização do Teatro Nacional está a caminho

GDF capta recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e aprova projeto de R$ 33,4 milhões para iniciar as obras

Fechado desde 2014, o teatro finalmente será devolvido à comunidade | Foto: Arquivo / Agência Brasília

Brasília vai ganhar de volta sua principal casa de espetáculos. Fechado desde 2014, o Teatro Nacional Claudio Santoro será devolvido à comunidade graças ao esforço do Governo do Distrito Federal, que conseguiu, nesta quinta-feira (7), junto ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), uma verba de R$ 33,4 milhões para iniciar as intervenções de restauro do local.

Esta é mais uma vitória da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que tem como um de seus principais eixos de gestão a conservação do patrimônio tombado da capital federal. O titular da pasta, Adão Cândido, lembra que a reabertura do Teatro Nacional é uma das prioridades do GDF. A proposta da secretaria foi contemplada entre 1.323 outras inscritas.

O projeto submetido ao FDD prevê o restauro completo da Sala Martins Pena, de acordo com o projeto do arquiteto Ismail Solé, já aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As intervenções preveem obras de acessibilidade, segurança, acústica, iluminação cênica e mudanças nas poltronas, palco e também no piso. Além disso, serão realizadas melhorias no foyer e na cafeteria.

 

Outras matérias

Internacional:Aeroporto de Montevidéu é transformado em cinema drive-in

Local tem a maior tela ao ar livre da América do Sul O Aeroporto de Carrasco, principal terminal aéreo do Uruguai, trocou as decolagens e aterrissagens de aviões por filmes. O estacionamento foi transformado em cinema drive-in após o surgimento do novo coronavírus. O local, que tem capacidade para aproximadamente 100 veículos, exibe sessões de quinta a […]

Saúde: Equipe da Fiocruz MG trabalha em vacina brasileira para covid-19

Desenvolvimento laboratorial deve ser concluído ano que vem Em todo o mundo, cerca de 200 grupos de cientistas trabalham intensamente no desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos oito delas já iniciaram a fase clínica, de testes em pessoas. A equipe brasileira, composta por […]