Exposição de arte Naif antecipa a consolidação de museu a céu aberto em Brasília.

No próximo dia 5 de dezembro o brasiliense poderá conhecer parte do acervo que integrará o Espaço Barthô-Naif, ambicioso projeto de ocupação artística que está sendo implantado às margens do Rio São Bartolomeu. Num momento em que o museu da arte Naif do Brasil, localizado no Rio de Janeiro, está fechado por falta de recursos, há quem esteja investindo em arte contemporânea e na formação de público e artistas no DF.

O Agrônomo Odécio Visintin Rossafa Garcia e a pedagoga Shirlene Miranda são os proprietários da Fazenda Barthô, uma área de 31 hectares reflorestada com cerrado às margens do rio São Bartolomeu, que pretendem transformar numa referência turística e social de bases comunitárias. Eles encomendaram ao arquiteto Lucas Calixto e à design Jurema Oliveira um plano diretor de construção que levou em conta o uso comunitário dos espaços, com anfiteatros, área de lazer, jardins temáticos, cozinha do cerrado e adega de bebidas produzidas no cerrado, além do museu propriamente dito. A beleza colorida e a “ingenuidade” da arte Naif serão o fio condutor da proposta, o mote da interação com os moradores da região, carentes de cultura e lazer.

Na exposição “Literatura Brasileira – Uma visão Naif – Mostra literária do Cerrado e Coletiva Naifs Brasileiros”, com o apoio da Galeria André Cunha, de Paraty, Odécio irá abrir ao público brasiliense parte do seu acervo pessoal que irá integrar o Barthô-Naif. São 40 obras temáticas, em que artistas brasileiros do gênero, interpretam passagens de livros clássicos da literatura brasileira, parte da exposição realizada pela galeria André Cunha na Flip 2019, além de 24 telas de 12 artistas contemporâneos Naifs Brasileiros convidados.

A exposição ocupará os amplos espaços do Mercado do Café, na 509 Sul, um local feito sob medida para os amantes do café, com uma carta de cafés de várias regiões do país, e ficará em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2020.

Serviço:

Exposição “Literatura Brasileira – Uma visão Naif – Mostra literária do Cerrado e Coletiva Naifs Brasileiros”

Coquetel de abertura – 05 de dezembro – Quinta, às 19h.

Local: Mercado do Café, 509 Sul.

Para saber mais sobre o museu e a exposição, entrar em contato com Odécio Visintin rossafa –  Garcia pelo telefone 61 – 99661-1935 ou pelo e-mail [email protected]

Outras matérias

CLDF: Lei garante aluguel social para mulheres vítimas de violência

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rafael Prudente (MDB), promulgou a Lei 6.323/2020, que garante a concessão de aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica A Lei de iniciativa do próprio deputado Rafael Prudente, foi publicada na edição do Diário Oficial da CLDF desta segunda-feira, dia 6 de julho. A proposta […]