Exposição coletiva de artes plásticas e militância cultural

Artigo: Élton Skartazini

O que são artes plásticas? Eis uma definição: ‘é o conjunto de atividades gráfica ou plástica, com as quais o ser humano reflete sua visão da realidade através de uma obra a ser apreciada. São expressões artísticas realizadas com diversos tipos de materiais, gerando imagens e formas, reais ou imaginárias, de acordo com a vontade do artista’. A exposição coletiva Arte sem Fronteiras no Complexo Cultural Samambaia é bem isso!

Com a participação de dezenas de artistas do Distrito Federal e Entorno, e de outros lugares, nessa exposição a realidade é expressa e vista de diversas formas, por meio de inúmeros materiais, técnicas e estilos. São centenas de obras que expressam emoções, sentimentos e desejos, censuras e críticas a temas polêmicos. Estética e poética, as artes plásticas estão diretamente relacionadas com a evolução da espécie humana.

Tento falar especificamente dessa exposição que inaugurou dia 04/10/2019 e fica até 10/11/2019 no espaço da Biblioteca de Artes do Complexo Cultural Samambaia, mas não consigo. Para perceber a ‘arte sem fronteiras’ temos que percorrer diversos caminhos. Criado em 2011, pelo artista Gersion de Castro, ‘Arte sem Fronteiras’ é hoje o mais abrangente projeto de artes plásticas realizado no Distrito Federal e Entorno.

Desse modo Samambaia recebe sua primeira grande exposição coletiva de artes plásticas, jamais vista nessa região. E o evento não se limita às artes plásticas, já que mostra também a primeira produção videográfica do Núcleo Audiovisual Samambaia. Surge, nessa ocasião, também o embrião da Biblioteca de Artes do Complexo Cultural Samambaia, fonte inesgotável do conhecimento artístico, nas diversas linguagens.

Enfim, o projeto ‘Arte sem Fronteiras’ resulta da diversidade do fazer artístico, somada à vontade do fazer cultural de artistas militantes, ‘marchands’ de si próprios. Tem tudo a ver com a construção imaterial e material do Complexo Cultural Samambaia, “feito para abrigar a diversidade do fazer e usufruir artístico e cultural, tendo em vista consolidar a região como pólo produtor e irradiador de arte e cultura”. Venha conferir!

Exposição Arte sem Fronteiras
Visitação de 04/10 a 10/11/2019
No horário de funcionamento do Complexo Cultural Samambaia
Qd 301, Cj 05 – Centro Urbano Samambaia/DF
Mais informações: (61) 98511.4936 (Gersion), 98279.0507 (Tássia) e 99908.4963 (Skartazini)

Outras matérias

DIA 19 DE OUTUBRO – 30 COSTELÕES ASSADOS COM O APOIO DO SUPERMERCADO PRIMOR

Durante o mês de outubro, Samambaia comemora seu aniversário de 30 anos. Pensando nisso, a Administração Regional de Samambaia e o Governo do Distrito Federal prepararam uma série de atrações e ações para prestigiar a população que reside na cidade. Essa é uma data de muito orgulho para a população da cidade, que atualmente é […]

Mais três pacientes farão terapia anticâncer testada por aposentado

‘Já temos uma fila para usar terapia anticâncer’, diz hematologista Desenganado pelos médicos e sem outras alternativas de tratamento contra o câncer, o aposentado Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, foi submetido a uma terapia celular experimental no mês passado. Menos de 20 dias depois, seus exames comprovavam a remissão do tumor. Agora, mais […]