Enem2019: Prova do Enem traz questões com trechos de letras de Madonna e Cazuza

Rolou neste fim de semana uma das datas mais agitadas do calendário nacional (especialmente se você for um estudante). Foram aplicadas em todo o Brasil as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que dá acesso a universidades federais e particulares por meio de programas como o Sisu e o Prouni.

Pra surpresa de muitos alunos que se debruçaram sobre os testes nos últimos dois dias, as provas abordaram questões ligadas a liberdade de expressão, bullying, violência contra a mulher e ainda trouxeram trechos de canções de dois grandes gênios da composição: Madonna e Cazuza.

Da rainha do pop, a citação veio por meio de uma pergunta da área de Língua Inglesa. Havia um pedido de interpretação de texto baseado na faixa “In This Life”, do álbum “Erotica”. Nela, Madonna descreve como perdeu dois de seus maiores amigos para a AIDS no fim dos anos 1980.

Tão logo o período de realização do exame foi encerrado, usuários das redes sociais que saíram com as provas começaram a compartilhar fotos:

A madonna no ENEM

Todas as gays tem a obrigação de acertar

Ver imagem no Twitter
Já Cazuza veio na prova de Linguagens em uma questão semelhante que pedia uma análise da canção “Blues da Piedade”.

Neste ano, o conteúdo da prova estava cercado de expectativa em razão das críticas feitas pelo Governo Federal junto ao Inep, órgão que se responsabiliza pela elaboração do conteúdo. Especialistas disseram ainda à publicação que em relação à edição de 2018, as questões ficaram “mais enxutas”.

E aí, você acertou alguma das perguntas citadas?

Outras matérias

Falando sobre superstições com Camila Fremder e Lorelay Fox

Ei, ouvinte! Desvira o chinelo senão sua mãe morre! E tira essa bolsa do chão senão o dinheiro vai embora! Estamos com Camila Fremder do podcast É Nóia Minha? e Lorelay Fox comentando as superstições que seguimos, mesmo sem perceber. Além disso, respondemos perguntas polêmicas que desafiamos vocês a jogar na roda de amigos! Ouça […]

Governador estreita laços com chefes de Estado em jantar do Brics

Chefe do Executivo local aproveitou para avançar na agenda de integração envolvendo outros países O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou na noite desta quarta-feira (13) do jantar com integrantes da 11º Cúpula do Brics – formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África. O evento ocorreu no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério […]