Embaixadora da Jamaica recebe estudantes

Visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas, coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais

A embaixadora da Jamaica, Sarah Joyce Miller (à direita), se divertiu com o grupo: “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura” | Foto: SRI / Divulgação

Mais uma visita de intercâmbio entre estudantes e diplomatas foi realizada nesta semana. Na manhã de quinta-feira (24), alunos do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte foram recebidos pela embaixadora da Jamaica, Sharon Joyce Miller, para um dia de imersão cultural.

A visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) com apoio da Secretaria de Educação (SEE) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura”, declarou a embaixadora.

Vídeos e degustação

Os participantes assistiram a vídeos sobre o país, foram convidados a dançar e cantar músicas dos ritmos tradicionais – reggae, ska, quadrille, kumina – e degustaram pratos típicos. Conhecida por misturar inúmeros temperos e especiarias, a gastronomia jamaicana apresenta cardápios de raízes africanas e inglesas.

A Jamaica, que tem regime de monarquia constitucional, integra a Comunidade Britânica. Esse foi um dos temas das explanações apresentadas durante a visita. A história, geografia, política e turismo ficaram por conta de apresentações expositivas, acompanhadas de entregas de bandeirinhas do país.

Chamou a atenção o lema do país, Out of many one people (dentre muitos, um povo), que reforça o espírito jamaicano de abraçar outras culturas e integrar a diversidade. A Jamaica atrai milhares de visitantes e é considerado um dos principais destinos turísticos do Caribe, o que ajudou a atrair ao país, nos últimos anos, maior investimento em infraestrutura.

Relações com o Brasil

Em 2018, o comércio bilateral entre Brasil e Jamaica totalizou US$ 74,58 milhões. A importância do relacionamento entre os dois países também se reflete na agenda de visitas de alto nível e nos diversos temas da comunidade internacional, com destaque para a Comissão Mista Brasil-Jamaica.

Essa foi a 67ª visita do Pepa, sendo a Jamaica a 62ª representação diplomática participante do programa. Também acompanharam os estudantes a secretária-adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim, e a coordenadora da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação (SE), Mirian do Carmo Silva.

 

Com informações da SRI

Outras matérias

ONU: Trump exige ação contra China por coronavírus; Xi pede cooperação

O presidente norte-americano Donald Trump usou a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (22), para atacar a maneira como a China lidou com a pandemia de coronavírus, dizendo que a entidade deveria “responsabilizar a China” pelas relações relacionadas ao surto. Em contraste, o presidente da China, Xi Jinping, adotou um tom conciliador […]

Internacional:Fed explicará ao Congresso dos EUA ações contra a pandemia

O presidente do Federal Reserve (Fed – Banco Central dos Estados Unidos), Jerome Powell, fará nesta terça-feira (22) a primeira de três aparições no Capitólio esta semana para responder perguntas e preocupações dos parlamentares sobre as medidas de emergência que a instituição adotou para conter o impacto na economia da pandemia de covid-19. Powel, que estará […]

Internacional:Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro

A Rússia espera registrar uma segunda vacina em potencial contra a Covid-19 até o dia 15 de outubro, disse a agência de notícias TASS citando o órgão regulador russo de segurança do consumidor Rospotrebnadzor nesta terça-feira (22). A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos […]