Embaixadora da Jamaica recebe estudantes

Visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas, coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais

A embaixadora da Jamaica, Sarah Joyce Miller (à direita), se divertiu com o grupo: “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura” | Foto: SRI / Divulgação

Mais uma visita de intercâmbio entre estudantes e diplomatas foi realizada nesta semana. Na manhã de quinta-feira (24), alunos do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte foram recebidos pela embaixadora da Jamaica, Sharon Joyce Miller, para um dia de imersão cultural.

A visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas (Pepa), iniciativa do GDF coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) com apoio da Secretaria de Educação (SEE) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). “É muito bom ver que os estudantes de Brasília estão dispostos a conhecer nossa cultura”, declarou a embaixadora.

Vídeos e degustação

Os participantes assistiram a vídeos sobre o país, foram convidados a dançar e cantar músicas dos ritmos tradicionais – reggae, ska, quadrille, kumina – e degustaram pratos típicos. Conhecida por misturar inúmeros temperos e especiarias, a gastronomia jamaicana apresenta cardápios de raízes africanas e inglesas.

A Jamaica, que tem regime de monarquia constitucional, integra a Comunidade Britânica. Esse foi um dos temas das explanações apresentadas durante a visita. A história, geografia, política e turismo ficaram por conta de apresentações expositivas, acompanhadas de entregas de bandeirinhas do país.

Chamou a atenção o lema do país, Out of many one people (dentre muitos, um povo), que reforça o espírito jamaicano de abraçar outras culturas e integrar a diversidade. A Jamaica atrai milhares de visitantes e é considerado um dos principais destinos turísticos do Caribe, o que ajudou a atrair ao país, nos últimos anos, maior investimento em infraestrutura.

Relações com o Brasil

Em 2018, o comércio bilateral entre Brasil e Jamaica totalizou US$ 74,58 milhões. A importância do relacionamento entre os dois países também se reflete na agenda de visitas de alto nível e nos diversos temas da comunidade internacional, com destaque para a Comissão Mista Brasil-Jamaica.

Essa foi a 67ª visita do Pepa, sendo a Jamaica a 62ª representação diplomática participante do programa. Também acompanharam os estudantes a secretária-adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim, e a coordenadora da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação (SE), Mirian do Carmo Silva.

 

Com informações da SRI

Outras matérias

Celebridades: Confira os finalistas da ‘Dança dos Famosos 2019’

Dandara Mariana, Kaysar Dadour, Regiane Alves e Jonathan Azevedo / Foto: TV Globo Na noite deste domingo (8) foram definidos os três finalistas do quadro ‘Dança dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’. Dandara Mariana, Kaysar Dadour, Regiane Alves e Jonathan Azevedo disputaram as vagas dançando o ritmo samba. Para julgar os participantes, o júri artístico foi composto pela cantora Alcione, a humorista […]

BSB: Milhares de pessoas coloriram as avenidas de Brasília durante passeio ciclístico

Governador em exercício Paco Britto participou da largada da 7ª edição do Bora de Bike Luzes de Natal. Mais de três mil pessoas de todas as idades participaram, na noite deste sábado (7), da sétima edição do passeio ciclístico Bora de Bike Luzes de Natal, idealizado pela Rede Record. Entre elas, o governador em exercício, […]