Cultura: A luta cultural no Distrito Federal

Palco Aberto – história do Complexo Cultural Samambaia
Élton Skartazini

O Conselho Regional de Cultura entrou 2017 ocupado com reuniões, saraus, visitas à obra do Complexo Cultural Samambaia, etc. [email protected] pelo GDF à gestão 2016/2019, [email protected] regionais de cultura e [email protected] do movimento cultural do Distrito Federal se mobilizavam contra o abandono do Teatro Nacional, da Fundação Brasileira de Teatro, Museu de Arte, etc. Debatiam a Lei Orgânica da Cultura – LOC/DF.

Em janeiro Samambaia recebeu o fórum itinerante para discutir a LOC/DF. Foi um encontro preparatório do Seminário Cultura 2017, realizado na Câmara Legislativa/DF nos dias 11 e 12/02/2017, com os temas: participação social; incentivos, fomentos e financiamentos; formação, capacitação e aprimoramento; sistema distrital de cultura; tributação, legislação e direito. Tudo contido na Lei Orgânica da Cultura – LOC/DF.

Importante ressaltar que a LOC, aprovada no final de 2017, empodera artistas, agentes e [email protected] de cultura de ‘direito’, de ‘fato’ já empoderados pelo fazer artístico e cultural em si.  Com ação destacada no Distrito Federal e Entorno, o Conselho Regional de Cultura seguiu sua caminhada lógica e metodológica, pelo desenvolvimento da cadeia produtiva da economia criativa e o sucesso do Complexo Cultural Samambaia.

Sucesso duvidoso, já que em Brasília dirigentes nada autênticos queriam vender o prédio da Fundação Brasileira de Teatro – FBT, onde existe o teatro, a galeria e a faculdade de artes Dulcina de Moraes. Estudantes e artistas ocuparam o espaço em resistência, enquanto [email protected] artistas do Distrito Federal se juntaram, ‘num abraço ao sofrido e abandonado Teatro Nacional Cláudio Santoro’. Para não morrer à míngua!

Patrocinado pela ‘energia social subjacente’, uma força que vem de baixo para cima, o Sarau Complexo seguiu maravilhoso! [email protected] capitalistas canalizam essa energia social para o lucro; o clero a utiliza nas obras sociais, construção de templos e enriquecimento de ‘[email protected]’; [email protected] a desviam para o enriquecimento ilícito; o Conselho Regional de Cultura a canalizou às artes e ao Complexo Cultural Samambaia.

Outras matérias

Governador Ibaneis Rocha segue internado e despacha de hospital

Ele foi hospitalizado na quarta (03/06) para realizar exames após ter se submetido a uma videolaparoscopia no abdômen em 26 de maio. Ogovernador Ibaneis Rocha (MDB) continua despachando de dentro do Hospital DF-Star. Internado na unidade particular desde a última quarta-feira (03/06) para realizar exames após ter se submetido a uma videolaparoscopia no abdômen, no fim de maio, […]

BSB: Farmácia Central amplia horário de funcionamento

Objetivo é melhorar o atendimento nas unidades de saúde Para que a ampliação de horário fosse possível, foi necessário alterar as escalas dos servidores durante a semana. Foto: Arquivo/Agência Brasília Devido à demanda crescente das unidades de saúde por insumos e materiais durante a pandemia do novo coronavírus, a Farmácia Central da Secretaria de Saúde […]