Consumidor do DF terá redução na tarifa da conta de luz

Reajuste negativo, que não causará impacto na arrecadação da empresa, foi estabelecido na terça-feira (22)

Boa notícia para todos os moradores do Distrito Federal: o mais recente reajuste nas tarifas de energia elétrica da CEB determina uma redução de 6,79% em média nas contas de luz. A deliberação, conforme os termos do Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi oficializada na terça-feira (22).

O reajuste negativo não impactará na arrecadação da CEB, que tem realizado uma gestão focada em otimização dos recursos, redução da inadimplência e combate às perdas.

O RTA é um dos mecanismos de atualização do valor da energia, aplicado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. Ao calcular o reajuste, a Aneel considera vários fatores não gerenciáveis pelas distribuidoras, como o custo para aquisição de energia, os serviços de transmissão e os encargos setoriais. São valores que não entram no caixa da empresa, já que o montante é arrecadado e repassado para outros agentes do setor elétrico, como usinas geradoras e transmissoras.

Encargos

Os fatores que mais contribuíram para o índice global negativo foram os percentuais de – 5,92% para a Conta Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e de – 1,90% para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), ambos encargos setoriais do sistema elétrico brasileiro.

No cálculo da nova tarifa, foi considerado um reajuste positivo de 0,65% na Parcela B, que representa os valores que remuneram o serviço prestado pela CEB-DIS. Na prática, a distribuidora deve arrecadar, nos próximos 12 meses, cerca de R$ 17 milhões a mais, sem impacto na conta de energia do consumidor final.

Os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e comércio de pequeno porte) terão reajuste de – 6,91%; enquanto para os clientes conectados em alta tensão (indústrias e os grandes comércios), o reajuste será de – 6,52%.

Com informações da CEB

Outras matérias

MP que amplia uso de poupança digital é aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a Medida Provisória (MP)  982/20, que amplia o uso da conta poupança social digital para recebimento de benefícios sociais do governo federal. Inicialmente, a conta foi criada para o depósito do auxílio emergencial de R$ 600 que não tinham conta na Caixa Econômica Federal. O texto vai […]

Dia Mundial sem Carro chama atenção para bicicleta como alternativa

Data chama atenção para debates sobre mobilidade urbana. Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A data é usada por entidades envolvidas com o debate sobre mobilidade urbana para chamar a atenção para alternativas a veículos individuais motorizados, como a bicicleta. Este é o meio de transporte de Marcelo Santos. Aposentado, ele se […]

Editora Brasiliense ganha Prêmio Internacional: V Edição Prêmio Boas Práticas Locais com Enfoque de Gênero

Projeto Transversalidades é o 3º lugar no México e o 1º no Brasil. A Pergunta Fixar, editora brasiliense, é finalista dos Prêmios da União Ibero-América de Municipalistas (UIM) às boas práticas locais com enfoque de gênero na categoria STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Terceira colocada global e a única empresa brasileira na final. O projeto […]