Cerca de 200 alunas participam do 1ª Torneio Meninas na Matemática

Um grupo de cerca de 30 meninas do ensino médio de escolas públicas do DF participam de um workshop inédito sobre robótica, ministrado por cientistas suecas.

Cerca de 200 estudantes estão inscritas no primeiro Torneio Meninas na Matemática (TM²). As provas serão aplicadas na quinta-feira (17), a partir das 14h, no horário de Brasília. A competição é voltada para as alunas dos ensinos fundamental, a partir do 8º ano, e médio das escolas públicas e privadas de todo o país.

A competição foi inspirada no European Girls’ Mathematical Olympiad [Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas], da qual o Brasil participa desde 2017. O torneio brasileiro tem como objetivo incentivar a participação de mulheres, que tendem a ser minoria nas olimpíadas de matemática, segundo o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana.

A intenção é também motivar mais meninas a seguirem uma carreira em matemática e outras áreas exatas. “A atividade científica como qualquer outra atividade humana tende a ganhar com a diversidade e as mulheres representam metade da humanidade. Nenhuma atividade pode abrir mão dessa contribuição”, diz.

A prova contará com cinco questões discursivas para ambos os níveis da competição: nível 2, voltado para alunas do 8º e 9º anos, e nível 3, para estudantes do ensino médio. As alunas terão 4h30 para resolvê-las. A organização recomenda que as estudantes cheguem ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência.

No dia da prova é obrigatório apresentar um documento de identificação original, legível, com foto e CPF. Alunas que não possuem CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal.

A TM² servirá como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad, cuja próxima edição será em Egmond, na Holanda.

Ao todo, serão distribuídas quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Além disso, serão entregues até 20 menções honrosas para as alunas com os melhores desempenhos.

A lista de premiadas será divulgada no site do torneio, em 11 de dezembro. As medalhistas serão convidadas a participar de cursos, treinamentos olímpicos e processos seletivos oferecidos na Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

O TM² é realizado pelo Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Edição: Aline Leal

Outras matérias

Falando sobre superstições com Camila Fremder e Lorelay Fox

Ei, ouvinte! Desvira o chinelo senão sua mãe morre! E tira essa bolsa do chão senão o dinheiro vai embora! Estamos com Camila Fremder do podcast É Nóia Minha? e Lorelay Fox comentando as superstições que seguimos, mesmo sem perceber. Além disso, respondemos perguntas polêmicas que desafiamos vocês a jogar na roda de amigos! Ouça […]

Exposição de fotógrafo alemão é um dos destaques da agenda cultural da Secec

Quem estiver em Brasília no feriado prolongado da Proclamação da República terá muitas opções para sair de casa. Os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Criativa do Distrito Federal estão recheados de opções (veja agenda completa abaixo). O destaque fica por conta de duas exposições que estrearam nesta semana no Museu Nacional da República. […]