CÂMARA REALIZARÁ SESSÃO DE SOLIDARIEDADE A PALESTINA

O Plenário da Câmara dos Deputados se reunirá na próxima quinta-feira (5/12) para comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29/11, data em que a Organização das Nações Unidas dividiu a Palestina Histórica em dois territórios, possibilitando o surgimento do estado judeu (Israel), sem que fosse assegurado aos árabes o direito definido na Resolução 181 sobre o tema. A data foi instituída em 1977 pela Assembleia Geral da ONU.

O plano de divisão da Palestina foi de uma injustiça desmedida contra o povo palestino, que era o maior proprietário das terras e com o maior numero de habitantes no ano de 1946. A população total da Palestina perfazia um total de 1.972.000 habitantes, sendo 1.203.000 muçulmanos, 145.000 cristãos e 608.000 judeus. Com a Partilha, os judeus ficaram com 53% do território e os árabes deveriam ter ficado com 47%, o que não aconteceu, pois com a fundação do estado de Israel, em 1948, a expansão do território judeu não cessou e hoje a ocupação sionista representa mais de 90% da Palestina Histórica.

Para o escritor e ativista Sayid Marcos Tenório, comemorar a data na Casa do povo brasileiro “é uma forma de reiterar o compromisso do Brasil, que reconheceu formalmente, em 2010, o Estado da Palestina soberano, economicamente viável e territorialmente contíguo, com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967, de acordo com o Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas.”

 

Serviço:
Sessão Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Quinta-feira, dia 5/12 – à partir das 9h.
Local: Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados
Para assistir pela web: https://www.camara.leg.br/tv

Outras matérias

Celebridades: Confira os finalistas da ‘Dança dos Famosos 2019’

Dandara Mariana, Kaysar Dadour, Regiane Alves e Jonathan Azevedo / Foto: TV Globo Na noite deste domingo (8) foram definidos os três finalistas do quadro ‘Dança dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’. Dandara Mariana, Kaysar Dadour, Regiane Alves e Jonathan Azevedo disputaram as vagas dançando o ritmo samba. Para julgar os participantes, o júri artístico foi composto pela cantora Alcione, a humorista […]

BSB: Milhares de pessoas coloriram as avenidas de Brasília durante passeio ciclístico

Governador em exercício Paco Britto participou da largada da 7ª edição do Bora de Bike Luzes de Natal. Mais de três mil pessoas de todas as idades participaram, na noite deste sábado (7), da sétima edição do passeio ciclístico Bora de Bike Luzes de Natal, idealizado pela Rede Record. Entre elas, o governador em exercício, […]