CÂMARA REALIZARÁ SESSÃO DE SOLIDARIEDADE A PALESTINA

O Plenário da Câmara dos Deputados se reunirá na próxima quinta-feira (5/12) para comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29/11, data em que a Organização das Nações Unidas dividiu a Palestina Histórica em dois territórios, possibilitando o surgimento do estado judeu (Israel), sem que fosse assegurado aos árabes o direito definido na Resolução 181 sobre o tema. A data foi instituída em 1977 pela Assembleia Geral da ONU.

O plano de divisão da Palestina foi de uma injustiça desmedida contra o povo palestino, que era o maior proprietário das terras e com o maior numero de habitantes no ano de 1946. A população total da Palestina perfazia um total de 1.972.000 habitantes, sendo 1.203.000 muçulmanos, 145.000 cristãos e 608.000 judeus. Com a Partilha, os judeus ficaram com 53% do território e os árabes deveriam ter ficado com 47%, o que não aconteceu, pois com a fundação do estado de Israel, em 1948, a expansão do território judeu não cessou e hoje a ocupação sionista representa mais de 90% da Palestina Histórica.

Para o escritor e ativista Sayid Marcos Tenório, comemorar a data na Casa do povo brasileiro “é uma forma de reiterar o compromisso do Brasil, que reconheceu formalmente, em 2010, o Estado da Palestina soberano, economicamente viável e territorialmente contíguo, com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967, de acordo com o Direito Internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas.”

 

Serviço:
Sessão Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Quinta-feira, dia 5/12 – à partir das 9h.
Local: Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados
Para assistir pela web: https://www.camara.leg.br/tv

Outras matérias

BSB: Grupo usa caixas de leite para isolar paredes de barracos contra o frio

Projeto batizado de Paredes do Bem é coordenado por voluntários do Senado Federal e vai entregar placas térmicas para aquecer moradias no DF. Estamos no período de inverno e o Distrito Federal tem registrado dias gelados desde o início do mês de junho. Nas áreas mais vulneráveis da capital da República, muitas famílias vivem em condições […]

TV Brasil Animada apresenta 22 atrações e novas estreias em julho

A partir de julho, a TV Brasil Animada – faixa de programação infantojuvenil da TV Brasil – exibe estreias e passa a contar com ainda mais diversidade de animações na telinha. No total, são 22 atrações com os personagens favoritos da criançada. Os títulos possuem em comum a valorização da diversidade, da inclusão e da cidadania, eixos diretamente ligados […]