BSB: Moradores do Paranoá ganham domingos ao ar livre

Projeto Domingo da Gente libera via para a prática de atividades físicas, mas pede uso de máscaras e distanciamento seguro para evitar aglomerações

Tênis, roupas esportivas, bikes e máscaras. O “novo normal” mostrou as caras neste domingo (5), no Paranoá, onde foi lançado o projeto Domingo da Gente, que liberou a via de ligação entre o Paranoá e o condomínio Paranoá Parque para caminhada, corrida e ciclismo, das 7h às 17h.

Logo cedo, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) já havia preparado o esquema especial para o trânsito na região. Na via, apenas pedestres. Com calçadões de ambos os lados, ao longo de 1,1 mil metros e uma ciclovia, os moradores do Paranoá puderam aproveitar o dia para atividades físicas ao ar livre após quase 100 dias de quarentena.

Foram vedadas, porém, a prática de quaisquer atividades recreativas e esportivas que gerem aglomeração. Também está proibida a comercialização de produtos por vendedores ambulantes. A Administração do Paranoá aproveitou para fazer distribuição de máscaras para quem passava pelo local.

De acordo com o administrador da cidade, Sérgio Damasceno, o amplo espaço foi escolhido justamente para garantir a segurança de quem saísse de casa para o Domingo da Gente. “É uma oportunidade para as pessoas se exercitarem sem aglomerações”, destacou.

Damasceno lembrou, ainda, que o projeto foi garantido após um pedido feito ao governador Ibaneis Rocha que não tinham um local próprio para a prática de atividades saudáveis. “O governador afirmou que não queria lazer apenas para o Plano Piloto, mas em todo o Distrito Federal, para os moradores das ‘satélites’”, disse. O projeto no Paranoá foi autorizado por meio de decreto do governo.

O chefe de gabinete do vice-governador Paco Britto, Paulo César Chaves, pediu que a população continuasse respeitando o distanciamento social e usando máscaras. “Se foi duro ficar 90 dias em casa, imaginem se fosse no hospital? É preciso ter responsabilidade para poder ter o espaço garantido e com toda a segurança que precisamos neste tempo de pandemia”, afirmou. Chaves representou o vice-governador na solenidade de abertura, já que Paco está internado desde a última quinta-feira (2), tratando, justamente, da Covid-19.

Outras matérias

Meio Ambiente:Hospitais recebem doação de 400 mil copos descartáveis

Os hospitais públicos do Distrito Federal terão, a partir desta segunda-feira (10), 400 mil copos descartáveis para uso dos profissionais de saúde. A doação foi feita pelas empresas Copak e Suzano Celulose ao Governo do Distrito Federal (GDF). Os copos são produzidos com o Bluecup – o primeiro papel cartão brasileiro para copos. Totalmente recicláveis […]

Especialista fala sobre dificuldades comuns no aleitamento materno

A amamentação é fonte de benefícios para crianças e mães, além de ser ambientalmente segura e natural, mas há algumas dificuldades comuns entre elas no início desse processo. A coordenadora da assistência em aleitamento materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) […]