Brasília e Paraguai se preparam para início do voo direto

Brasília,Videoconferência com a Ministra do Turismo do Paraguai e Operadoras Paraguaias e do Brasil na Setur-DF. Foto Luís Tajes/Setur-DF

Plano de ação que irá incrementar o número de visitantes deverá estar pronto até dezembro

A partir de 15 de dezembro, o voo direto da Latam entre Assunção e Brasília entrará em operação. Com o objetivo de impulsionar o número de turistas entre as duas capitais, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo do Paraguai realizaram uma videoconferência entre representantes dos dois governos e do trade turístico, na segunda-feira (21), nas sedes de ambos os órgãos.

Para isso, será criado um plano de ação que irá propor um intercâmbio entre operadores de turismo, capacitação de agentes e elaboração de rotas que atendam às exigências de visitantes paraguaios e brasilienses.  A intenção é que o planejamento estratégico e a implementação de ações promocionais estejam prontos até o início da operação do novo trecho.

De acordo com a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a atividade turística na capital está sendo estruturada e já são mapeadas as experiências que os turistas paraguaios querem vivenciar em Brasília.  “Esse é o primeiro passo que damos para abrir um canal de comunicação entre os dois trades turísticos. Vamos integrar rotas e desenvolver roteiros para obtermos os melhores resultados e identifiquemos oportunidades de negócios para o Distrito Federal e Paraguai”, afirmou Vanessa Mendonça.

“Também iremos produzir um vídeo e material promocional que divulgue os dois destinos ao mesmo tempo”, complementou a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara. A ideia da cooperação turística entre a capital brasileira e o país paraguaio surgiu com a aproximação da Secretaria de Turismo do DF com a Embaixada do Paraguai no Brasil, em junho desse ano. Desde então, a ministra e a secretária se encontraram em Brasília e durante a FIT Argentina, uma das maiores feiras de Turismo da América Latina, para traçarem o plano de ação.

O Paraguai é o quarto país que mais emite turistas para Brasil, de acordo com o estudo da Embratur, e a capital brasileira não está entre os destinos mais escolhidos pelos visitantes dessa nacionalidade. Com a criação do voo direto, a expectativa é que Brasília desponte nesse ranking. “Não só Brasília levará passageiros para lá, mas também iremos receber. Trabalhando juntos, poderemos estabelecer conexões imediatas”, destacou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF), Hugney Silva Velozo.

Brasília/Assunção – A rota entre as duas capitais entrará em operação no dia 15 de dezembro e os voos serão realizados diariamente.  O anúncio do novo percurso foi realizado juntamente com o dos voos diretos para Santiago e Lima, em agosto desse ano, no Palácio do Buriti em Brasília. O trecho entre a capital chilena e a brasileira entrou em operação no dia 15 de outubro, e o da capital peruana começará a operar a partir de 15 de novembro.

Secretaria de Turismo do Distrito Federal

[email protected]

http://www.turismo.df.gov.br
http://observatorio.setur.df.gov.br

Outras matérias

Falando sobre superstições com Camila Fremder e Lorelay Fox

Ei, ouvinte! Desvira o chinelo senão sua mãe morre! E tira essa bolsa do chão senão o dinheiro vai embora! Estamos com Camila Fremder do podcast É Nóia Minha? e Lorelay Fox comentando as superstições que seguimos, mesmo sem perceber. Além disso, respondemos perguntas polêmicas que desafiamos vocês a jogar na roda de amigos! Ouça […]

Exposição de fotógrafo alemão é um dos destaques da agenda cultural da Secec

Quem estiver em Brasília no feriado prolongado da Proclamação da República terá muitas opções para sair de casa. Os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Criativa do Distrito Federal estão recheados de opções (veja agenda completa abaixo). O destaque fica por conta de duas exposições que estrearam nesta semana no Museu Nacional da República. […]