Em 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos e, durante o mês de agosto, a Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa lançará duas importantes campanhas: “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”. Essas iniciativas, parte do projeto Comunicando ComCausa, têm como objetivo conscientizar a população sobre as diversas formas de violência e discriminação enfrentadas pelas mulheres diariamente, além de incentivar comportamentos mais respeitosos e inclusivos.
Na semana que antecede o aniversário da Lei Maria da Penha, as campanhas serão promovidas nos canais de redes sociais da instituição. A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” será veiculada no canal principal da ComCausa no Instagram, enquanto “Dirija Como uma Mulher” será divulgada nos canais do Rock ComCausa.
Sete Dias Contra a Misoginia
A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordará o tema da misoginia, orinteda pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério da Mulher e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres. Os tópicos a serem discutidos incluem: desqualificação de mulheres, impedimento da expressão de opiniões femininas, intimidação de mulheres, prática de gaslighting, violências verbal, física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e feminicídio.
Cada dia da campanha será dedicado a conteúdos educativos, visando aumentar a compreensão e sensibilização do público sobre esses comportamentos prejudiciais.
Dirija Como uma Mulher
A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.
Inspirada na campanha “Conduisez comme une femme”, promovida pela associação francesa “Victimes et Citoyens”, a ComCausa utiliza o slogan “Dirija como uma mulher” e a mensagem “Dirigir como uma mulher significa apenas uma coisa: manter-se vivo.”
Além das redes sociais, o Portal C3 da ComCausa publicará diversas matérias abordando temas como a diferenciação entre misoginia, sexismo, machismo e patriarcado, além de informações sobre legislação e como realizar denúncias.
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