Quase 30% dos homens e mais de 54% das mulheres têm dificuldade para encontrar sapatos adequados.
A informação vem de uma pesquisa feita com 26.339 pessoas pela empresa “Pes Sem Dor”.Usar calçados desconfortáveis por muito tempo pode causar muito mais do que desconforto. Calçados inadequados provocam patologias e deformações, como mostra Mateus Martinez, diretor de fisioterapia na Pés Sem Dor, no vídeo “5 Problemas Causados por Sapatos Apertados”.
Sapato apertado não é necessariamente aquele cuja numeração é menor do que a indicada para cada pessoa. Muitas vezes é o formato do calçado que não acomoda bem os pés, causando desconforto e provocando inúmeros problemas. Conforme a pesquisa da Pés Sem Dor, 14,9% dos homens e 25,6% das mulheres dizem que a largura padrão dos sapatos não é adequada para eles. Ou seja: mais de ¼ da população feminina sofre com o formato padrão dos calçados oferecidos pela indústria.
Usados com regularidade, esses calçados mais rígidos e desconfortáveis podem causar bolhas, calos, dores, inflamações e até deformações. Quem já não sofreu com uma unha encravada? Conforme pesquisa, 34,8% dos homens e 43,8% das mulheres têm ou tiveram unha encravada nos últimos 12 meses.
Sapatos apertados, quando usados com frequência, também podem provocar outras lesões. Uma delas, bastante frequente, é a Fascite Plantar: uma inflamação nos tecidos que ficam na sola dos pés que pode causar dores desde o calcanhar até as pontas dos pés. A fascite plantar pode ocorrer por diversas causas, mas o uso de calçados inadequados tanto pode provocar a lesão, quanto pode acelerar o problema quando causado por outros fatores.
Sapatos de bico fino são elegantes e muito usados em alguns ambientes profissionais. Mas eles podem apertar, fazendo com que os dedos fiquem sobrepostos. O uso regular desse tipo de calçado pode causar a sobreposição permanente dos dedos. Segundo a pesquisa, 10% da população brasileira apresentam dedos sobrepostos. Uma condição irreversível, que tende a se agravar na medida em que envelhecemos.
Os bicos finos das sapatilhas e os sapatos de salto são responsáveis por outra deformidade muito comum, especialmente nas mulheres: o joanete e o bunionete. Para quem não sabe, o joanete ou Alux Rígido é aquele processo que leva o dedão do pé a se voltar para dentro, na direção dos outros dedos fazendo surgir uma protuberância do lado oposto que pode se tornar muito dolorida e incômoda. O Bunionete acontece do outro lado do pé: é quando o dedinho se volta para dentro. Todas essas lesões são permanentes. Só é possível reverter por meio de cirurgias. Mas é possível retardar ou prevenir o desenvolvimento seguindo algumas dicas:
2. Na dúvida, compre o maior – alguns modelos têm uma numeração que parece não servir na gente. Ou ficam muito grandes, ou muito pequenos. Nesses casos, o ideal é sempre optar pelo que ficou mais folgado no pé, recomenda Mateus Martinez. Ou procurar um outro modelo que calce melhor.
3. Troque com frequência – Quem precisa trabalhar com sapato social deve evitar usar o mesmo par o tempo todo. Tenha mais de um e troque todos os dias. Mesmo no caso de uniformes é ideal ter, ao menos, dois pares e intercalar o uso para permitir que o suor que ficou no calçado evapore reduzindo as chances do surgimento de fungos que causam mau cheiro.
4. Use palmilhas sob medida – Diferente da palmilha pré fabricada, que é igual para todo mundo, a palmilha sob medida é feita de acordo com o formato dos pés de cada indivíduo e vai agir precisamente naqueles pontos que recebem mais pressão, resolvendo dores nos pés, tornozelos e joelhos, informa Mateus Martinez.
5. Use calçados sob medida – feitos um a um, de acordo com o formato dos pés da pessoa, o calçado sob medida é ideal para quem não consegue comprar sapatos em lojas comuns. Ele acomoda perfeitamente os pés, dando suporte e conforto. Especializada na confecção de palmilhas e calçados sob medida, a Pés Sem Dor oferece um catálogo com os mais variados tipos e modelos: desde chinelos de dedo até sapatos sociais, passando por tênis, botas e sandálias. A empresa pesquisa e desenvolve calçados sob medida para as mais diversas necessidades: diferenças de membros, amputações, calçados para diabéticos, pessoas com nanismo, hanseníase entre outros.
Para saber se a palmilha ou calçado sob medida pode ajudar a resolver suas dores e desconfortos, agende uma avaliação gratuita na Pés Sem Dor. A empresa conta com mais de 70 unidades de atendimento em todo o Brasil. Confira aqui os endereços mais próximos.
ídeo - 5 Problemas causados por sapatos apertados - https://youtu.be/JHB95YLSLHo?
0 Comentários