Projeto Cabeças, Homenagem a TT Catalão, Concerto Sinfônico, atividades infantis, feira cultural, exposições e Baile de aniversário estão entre os destaques da programação
De 16 a 23 de abril. Entrada franca.
A partir deste domingo (16), o Espaço Cultural Renato Russo entra em festa para comemorar os 63 anos de Brasília com uma ampla programação cultural que inclui shows, lançamentos de filme, Homenagem à TT Catalão, Concerto Sinfônico, atividades infantis, feira cultural, exposições e Baile de aniversário.
O programa tem início com lançamento do documentário Concerto Cabeças - Memória Afetiva da Cultura Brasiliense, que inclui um Sarau Poético Musical na Praça Central do Espaço Cultural, a partir das 14h, do dia 16/4.
O projeto resgata a memória e registra a expressão de toda uma geração de artistas gráficos, pintores, músicos, letristas, atores, diretores e grupos teatrais, dançarinos, poetas, fotógrafos, cineastas, produtores culturais etc, surgida entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 80, reunidas em torno da Galeria Cabeças e do conhecido Concerto Cabeças, um verdadeiro patrimônio da cidade, que este ano completa 45 anos.
No dia 21, as atividades começam pela manhã com a realização da Feira Cultural Katendê e a programação do Dia Mundial da Criatividade. À tarde, destaque para as ações culturais na Gibiteca em homenagem à TT Catalão, que dá nome ao espaço desde 2021, por sua relevância à cidade como incentivador das artes. Na Sala Multiuso, o espetáculo infantil Zezinho conhece Brasília conduz a criançada à uma visita aos monumentos e histórias da Capital. Para brindar o público ao final do dia, Concerto com Grupo de Cordas da Filarmônica de Brasília, com regência do maestro Thiago Francis, e abertura do Coral Intermezzo.
As ações culturais seguem no dia 22 com destaque para o segundo dia da Feira Cultural Katendê, as atividades do Dia Mundial da Criatividade e, à noite Baile de Aniversário à Brasília aberto ao público, na Praça Central, com participação do professor de dança de salão, Ricardo Lira.
Encerrando a programação, no domingo (23) Sarau Poético e lançamento do documentários Poemas de Opinião.
E durante todo o período, o público ainda poderá visitar a exposição “Inventando vôos”, com curadoria de Marília Panitz e Carlos Silva, na Galeria Parangolé, parte do projeto “Desalinhos e Costuras: arte e loucura”. E a obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, na Galeria Ruben Valentim, criada pelo coletivo de artistas ENTREVAZIOS e consiste em uma série de 20 blocos interativos que remetem a uma maquete da cidade e recria, de forma lúdica, as escalas do Plano Urbanístico da cidade-patrimônio Brasília, são elas: monumental, gregária, residencial e bucólica.
As atividades comemorativas são gratuitas e promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Confira a programação completa:
De 16 a 23 de abril
16 de abril/Projeto Concerto Cabeças
Lançamento do documentário e da página web do projeto Concerto Cabeças - memória afetiva da cultura brasiliense.
Sarau poético-musical/Horário: 14h- Praça Central ECRR
Documentário Concerto Cabeças – Memória afetiva da cultura brasiliense
Horário: 16h - Auditório Marco Antônio Guimarães
Confraternização/Horário: 17h às 18h - Praça Central ECRR
*A programação conta com tradutor em libras
O documentário resgata a memória e registar a expressão de toda uma geração de artistas brasilienses surgida entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 80. O documentário retrata o importante momento histórico em que o movimento Cabeças surge, de resistência política e cultural, a peculiaridade de sua arte essencialmente brasiliense, contando sua trajetória, estética e contexto transgressor, apresentando os grupos e artistas que influenciaram a movimentação artística em Brasília desde o final da década de 1970, além de mostrar a importância destes elementos como pilares formadores da nossa cultura.
21 de abril/Dia Mundial da Criatividade/Horário: 10h às 18h
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades
Programação completa: Atividades WCD (worldcreativityday.com)
A data tornou-se parte do calendário oficial da ONU em abril de 2017. O movimento é organizado pela World Creativity Organization e conta com inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais, empreendedores e empresas de todos os setores que compõem a economia criativa. O objetivo é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação.
Contação de história para crianças
Horário: 15h e 16h/Local: Sala Multiuso
História: Zezinho descobre Brasília
Com muita música, bonecos e objetos lúdicos, a história de Zezinho e seu cachorrinho Hulk é apresentada às crianças. Os dois companheiros vêm visitar a tia em Brasília e, juntos, se encantam e descobrem os diferentes e divertidos monumentos da cidade, que mais parecem um grande parque infantil. Sempre brincando com a imaginação e os monumentos da capital, as crianças interagem com os personagens e as músicas que os conduzem por esse incrível passeio pela Capital Federal.
Feira Katendê/Horário: 13h às 22h/Praça Central
O Projeto Katendê foi criado em 2021, para apoiar empreendedores da Comunidade de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Manzo Kalla Muisu, situada em Sobradinho dos Melos. Hoje reúne cerca de 45 participantes que expõem produções de que vão desde jóias artesanais a livros, roupas, instrumentos musicais, jardinagem e decoração com matérias primas como a piaçava.
Homenagem TT Catalão
Exibição do Vídeo de Bento Viana “Agora sessenta. E contempla.”, com texto de TT Catalão
Exibição do Vídeo de Bento Viana “Agora sessenta. E contempla.”, com texto de TT Catalão e CulturaCONTradição de TT Catalão
Horário: 16h - Sala Marco Antônio
Abertura da cerimônia com Carmem Moretson
Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães
Entrega dos Livros para a Família Catalão e Gibiteca/Biblioteca
Horário: 17h - Galpão das Artes
Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone
Encerramento com Nanan Catalão e o músico Félix Júnior
Grupo Seu Estrelo e o Fuá do terreiro e a Orquestra trovão da Mata
Horário: 18h/Galpão das Artes
Praça Central/Horário: 19h
Concerto com Grupo de Cordas da Orquestra Filarmônica de Brasília
Regência do Maestro Thiago Francis
Praça Central/Horário: 19h30
Para este concerto de aniversário, o Grupo Cordas da Filarmônica estará participando com a seguinte formação: Primeiro Violinos - Cássio Silva e Sara Dantas Cruz, Fred Peagle e Doner Cavalcante - Segundos Violinos, Violas – Caio Mey e Ana Clara, Violoncelos – Leila Oliak e Nícolas Madalena, Contrabaixo – Douglas Lima e, na regência o maestro Thiago Francis. A Orquestra Filarmônica de Brasília destaca-se no cenário musical da capital federal, pesquisando repertórios erudito e popular, executando e divulgando obras inéditas.
Dia 22 de abril
Dia Mundial da Criatividade
Horário: 10h às 18h
Espaço: Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades
Programação completa: Atividades WCD (worldcreativityday.com)
Oficina interativa: Turismo Fora do Avião - Pontos turísticos de Brasília
Horário: 15h/Gibiteca
Feira Katendê/Horário: 10h às 22h
Desfile Legbara: 18h15 às 18:45 - Desfile Legbara com peças criadas no Paranoá-DF
Praça Central
Baile de aniversário de Brasília, conduzido por Ricardo Lira
Horário: 19h às 22h/Praça Central
Ricardo Lira é professor, coreógrafo, dançarino, ator, arte-educador e produtor cultural. Atua no circuito cultural, no Rio de Janeiro e em Brasília há 31 anos. É especialista em danças de salão e danças populares de raízes africanas, com destaque para o samba e suas vertentes.
Laboratório aberto de desenho livre
Horário: 9h às 12h/Galpão das Artes
Dança Negra Contemporânea
Horário: 10h às 12h
Sala Multiuso/ Dia 23 de abril
Poemas de Opinião
Sarau e lançamento dos livros “Vozes de Opinião”, de Sylvia Toledo e “72 Poemas”, de Guilherme Machado de Oliveira
Lançamento do Mini Documentário “Opinião (1964): Poéticas da Voz, Poéticas que dão Voz”, de Sylvia Toledo
Horário: 19h/Praça Central
0 Comentários