Idealizada pela artista Walkiria Monteiro (GO/DF), iniciativa original gratuita é caracterizada por intervenções da artista dentro de uma bolha de plástico/ar inserida na água
“Depois de muita reflexão sobre o ser humano, falando sobre o ser humano, me vendo como ser humano, colocando-me como ser humano, sentindo o ser humano em mim. Num espaço sufocante, limitado, cheio de insegurança e impotência no existir. Sem direção, caminha este ser indefinível: Ser humano...Uma reflexão sensorial e ambiental” (Walkiria Monteiro). Artista plástica, amante da pintura, das performances, das artes, como um todo, Walkiria Monteiro sempre buscou sair da sua zona de conforto para promover reflexão sobre e através da arte. Nascida em Pirenópolis (GO), radicada em Brasília, Walkiria se guia atualmente pela arte-performativa e propõe reflexões existenciais a partir da síntese conceitual. E, agora, ela irá estrear o projeto autoral original Síntese na capital federal.
A produção estará em cartaz nos dias 21 e 22 de julho, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental). Ainda, nos dias 23 e 24 do mês no lago que fica próximo ao estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Já nos dias 30 e 31 de julho, Síntese ocupará a Prainha da MI 05 do Lago Norte. Sempre às 17h, compondo com os fins de tarde exuberantes de Brasília. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @alberguedainvencao.
Uma ação performativa que aparenta ter sido concebida nos tempos pandêmicos, Síntese foi criada pela artista em 2008. Trata-se de uma performance que acontece dentro de uma bolha plástica que flutua em águas da cidade, com trilha sonora autoral e reflexões que ecoam de diversas formas a partir do esgarçamento da expressão: ser humano.
“Dentro da bolha e promovendo reflexões sobre o sentir, eu também sinto. Sinto e partilho a proteção deste tempo frenético, sinto isolamento, solidão. Síntese e sinta-se à vontade com o seu sentir. Afinal, o que nos torna humanos?", questiona a artista.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e direção de Ana Flávia Garcia, nesta temporada ocupará o Lago Paranoá (Na Prainha da MI O5), o lago do Parque da Cidade e o espelho d’água do Museu Da República.
Walkiria Monteiro que este ano celebra 40 anos de história em arte é criadora do Ateliê Cozinhando Luz onde lida com diversas materialidades na criação de esculturas que se tornam velas numa investigação estética e de aproveitamento sustentável e integral das matérias primas. Das suas diversas iniciativas em arte está também a idealização e gestão do Albergue da Invenção, um point de arte e engajamento sócio-cultural que fica aos fundos da comercial da 405/4 Sul e sediou a elaboração do projeto autoral e original Síntese.
Síntese e acesso - A performance tem acesso livre ao público e conta com mediação de arte educador e áudio descrição. “As performances serão filmadas e registradas, para que se desdobrem mais dois suportes da obra: um mini-documentário sobre o processo e um catálogo. Este material torna possível a amplitude de acesso do trabalho, podendo levar sua distribuição para outros espaços públicos, como escolas e facilitar debates fundamentais sobre a importância e potência da arte, o que é nossa intenção”, declara a diretora Ana Flávia Garcia.
Serviço: Projeto performático/artístico Síntese estreia na capital federal
Data: 21 e 22 de julho
Local: Museu Nacional da República (Eixo Monumental)
Data: 23 e 24 de julho
Local: Lago que fica próximo ao estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Data: 30 e 31 de julho
Local: Prainha da MI 5 do Lago Norte
Sempre às 17h
Gratuito
Livre para todos os públicos
Mais informações no Instagram: @alberguedainvencao.
0 Comentários