Com gestão inovadora, a baiana Daniela Lacerda, 29, CEO da rede Corujão 24h, se destaca no ramo supermercadista no estado da Bahia


O empreendedorismo feminino tem sido um importante movimento impulsionador para a luta das mulheres na busca por igualdade social e consolidação no mercado de trabalho e empresarial. No Brasil, as empreendedoras somam mais de 30 milhões, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o que representa 48,7% do mercado empreendedor.

 

Segundo dados do Sebrae-BA, na Bahia a porcentagem de mulheres donas de negócios é de 31%, em 2021.  Entre as mulheres que decidiram empreender na região, com o foco em gerar possibilidades, está a empresária baiana Daniela Lacerda, de 29 anos.

 

Reconhecida como a mulher mais jovem do setor supermercadista, de acordo com a Associação Baiana de Supermercados (ABASE), a CEO da Rede Corujão 24hDani Lacerda, está à frente da grande empresa, desde a fundação do empreendimento, que teve seu início como um pequeno depósito de bebidas, na cidade de Feira de Santana.

 

Empresária, com MBA em Gestão de Empreendedorismo e Pessoas, pela PUCRS e formação em Direito, pela UNIFAN, a gestora busca sempre estar atenta às novidades do meio administrativo e os recursos modernos que dialogam com o momento atual, e neste aspecto, acredita que essas foram estas características que a fizeram se destacar no setor majoritariamente masculino.

 

A CEO, que apresenta uma abordagem moderna em sua gestão, iniciou o empreendimento contando com apenas três colaboradores e em seis anos, fizeram com que a empresária construísse um império de seis outras grandes lojas espalhadas pelo estado, gerando emprego direto para cerca de 500 colaboradores. 

 

Para a empreendedora, ter a visão jovem de mercado é um ponto positivo neste período de tantas mudanças sociais, sendo um aspecto importante e que deve ser levado em consideração por outros gestores. “Principalmente para nós, nessa era do e-commerce, a dinâmica jovem permite uma visão ampla e mais diversificada no empreendedorismo. Quebrando, assim, paradigmas conservadores do setor”, completa Dani Lacerda.

 

A gestora conta que o principal diferencial em sua gestão, além da dedicação ao negócio, é pensar na importância do corpo de colaboradores como um capital humano, que precisa ser visto, ouvido e valorizado e, além disso, misturar as ferramentas já existentes com as novas possibilidades. “Sempre busquei sair do óbvio e pensar à frente. Realizar coisas que ninguém ainda tenha realizado e trazer mudanças que ainda não eram acreditadas”, ressalta.

 

A CEO acrescenta que um dos pontos importantes para o crescimento do negócio, foi perceber que ter uma presença digital faria a empresa se aproximar do público, falando a mesma língua.

 

“Desde quando tive a ideia de trazer o Corujão 24h para as redes sociais, eu acreditei que conseguiria. Por isso, ousei. Eu sabia qual era o meu objetivo, enquanto gestora! E foi assim que o atingi. Hoje nos tornamos uma das maiores presenças digitais dentro do ramo varejista alimentar na Bahia”, comemora.

 

Dani Lacerda destaca que o setor varejista é intenso e que a velocidade do ramo alimentício obriga a todos a estarem sempre ligados aos pequenos detalhes.

 

“Apesar de ser uma obrigação de quem trabalha com o setor, não são todos que estão atentos a esses pormenores. Por este motivo, é importante investir no capital humano, para contar com uma equipe que esteja sempre atenta aos detalhes. Isso permite que possamos alcançar a lucratividade real”, salienta.

 

No quesito poder feminino empresarial, ciente de sua responsabilidade enquanto mulher e empreendedora, a empresária compartilha conselhos para outras mulheres que desejam investir na liderança no ramo supermercadista. “A audácia com certeza é um dos principais pilares para a construção de uma empresa sólida. Pois foi ela quem me fez acreditar que tudo aquilo o que almejamos podemos conseguir”, finaliza.

 

Para mais informações sobre Daniela Lacerda, entrevistas e pautas, acesse o Instagram @daniielacerda.