Com feira virtual, lançamento de marca e oportunidades profissionais para 

jovens talentos, a já tradicional passarela do DF prioriza as regiões de baixa renda.


Top Cufa DF já é tradição e referência nas passarelas do Quadrado. Com mais de 4 anos de produções dignas de reconhecimento internacional, o concurso de beleza mais badalado do Centro-Oeste faz parte da história local. Em sua 5ª edição, o evento abre inscrições, em seu site, de 28/08 a 04/09, para jovens entre 15 e 28 anos de idade.

O concurso é realizado pela Central Única das Favelas do Distrito Federal, CUFA DF, em parceria com a Projeto SA e o Cresce DF, e tem os recursos viabilizados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Setur DF.

Bruno Kesseler, presidente da CUFA DF, explica como o trabalho realizado pelo evento segue gerando possibilidades de profissionalização à juventude periférica: “seguimos trabalhando forte para abrir novos caminhos e brindar com oportunidades jovens com interesse em despontar sob os holofotes da moda, da beleza e da cultura de nosso país. Trabalhamos com foco no mercado criativo, na formação de redes de trabalho e na visibilização de talentos. Somos CUFA, somos Distrito Federal, somos Top Cu
fa DF 2021. Sim, tudo isso somos e ainda seremos muito mais”.

Para ingressar nesse caminho, os jovens talentos da quebrada candanga precisarão seguir uma série de regulamentos, descritos na página web do concurso. São regras básicas, relativas à inscrição, vestuário, seletivas, entre outros temas importantes. Além disso, também precisarão seguir à risca as diretrizes criadas para preservar a saúde de participantes em relação ao COVID-19. A organização do Top Cufa criou uma série de protocolos baseados nas orientações da Organização Mundial de Saúde para evitar contágio.


Nesta 5ª edição, a iniciativa lançará um espaço de promoção de vendas online, a Top Feira Virtual — uma iniciativa destinada a gerar negócios para empreendedores e empreendedoras do DF, que atuem no ramo da moda, da estética, do artesanato, do turismo e de quaisquer outros segmentos relacionados à beleza, à moda e à cultura. Com a proposta, o concurso faz uma ponte entre consumidores e vendedores, direcionando o público às páginas web de suas parcerias, a partir de seu próprio site. As inscrições acontecerão via preenchimento de formulário online na página do projeto. A feira será lançada em 27/09.

Inovando em seus conceitos, a Grande Final do Top Cufa 2021 contará com uma novidade. Será lançada a marca BSB Fashion Street — um desfile de moda que reunirá várias marcas locais e nacionais em um só evento. A ideia é apresentar à comunidade uma marca sólida e construída sobre parâmetros de consciência social para revelar empreendimentos interessados em produzir a partir do povo para o povo. A marca nasce com o intuito de construir caminhos àquelas iniciativas que se identificam com a quebrada e suas referências, partindo de tendências relacionadas ao mundo da beleza e da moda.


Tradição, Entretenimento e Oportunidades


Fazendo justiça a essa reconhecida fama no Distrito Federal, na última edição, o Top Cufa DF trouxe personalidades culturais de impacto ao público cativo, agregando entretenimento e oportunidades de carreira, em um ambiente pleno de luz e poder. Jovens das periferias do DF brilharam ao lado de estrelas de peso como Rico Dalasam, Realezza, Larissa Luz e Letícia Fialho, na edição de 2020, celebrando a diversidade.

Em uma competição de alto nível e concorrência acirrada, o prêmio final do Top Cufa 2020 — iniciativa pioneira que valoriza a beleza de Regiões Administrativas de baixa renda —, foi para Thawanny Gomes, Alex Lucas, Nayanne Carvalho e Daniel Gomes. 

Alex relata sua experiência no concurso: “para mim, foi muito importante ter participado do Top Cufa e poder conhecer um pouco mais da Central Única das Favelas. Considero uma iniciativa essencial pela visibilidade dada à periferia. Mudou muito minha vida, porque, naquele momento eu sofria de depressão e de outros problemas que assolavam minha  identidade e minha autoestima. Então, ganhar reafirmou várias questões para mim e para minha comunidade. 

Thawanny também conta como foi para ela: “quando passei na primeira etapa, foi um choque, depois foram vindo as outras fases, e criei um vínculo com as meninas da categoria Fashion. Ficamos como uma família, elas me ajudaram em toda a minha trajetória. Quando ganhei, dediquei o prêmio a elas também, porque todas mereceram o prêmio. O Top Cufa mudou a minha vida inteira! Sou muito grata a todes”.

Daniel aproveita a oportunidade e expressa sobre a importância de ter feito parte de um evento dessa magnitude: “nunca tinha participado antes de algo parecido. Nunca algo que pudesse realmente mudar minha vida. Aprendi bastante no decorrer do processo. Quando acabou o Top Cufa, caiu a ficha de que eu era modelo. E agora, isso me permitiu almejar algo maior”.



Serviço: Top Cufa DF 2021

Confira a programação completa:

  1. Inscrições pelo site (http://topcufadf.com.br/?page_id=719) : de 27/08 a 04/09.

  2. Primeira seletiva no Museu da República: 12/09.

  3. Segunda seletiva e workshop de moda com selecionades na Agência Scouting: 19/09.

  4. Sessão oficial  de fotos com selecionades: 25 e 26/09.

  5. Grande final, no Sesc Ceilândia: 16/10 (Street) e 17/10 (Fashion).

  6. Lançamento da Top Feira Virtual: 27/09.