Distintos colegas,Meus companheiros cidadãos deste planeta,
Namaskar!
Gostaria de agradecer ao presidente Biden por tomar essa iniciativa. A humanidade está lutando contra uma pandemia global agora. E, este evento é um lembrete oportuno de que a grave ameaça da mudança climática não desapareceu.
Na verdade, a mudança climática é uma realidade vivida por milhões em todo o mundo. Suas vidas e meios de subsistência já enfrentam consequências adversas.
Amigos,
Para que a humanidade combata a mudança climática, são necessárias ações concretas. Precisamos dessa ação em alta velocidade, em grande escala e com alcance global. Nós, na Índia, estamos fazendo a nossa parte. Nossa ambiciosa meta de energia renovável de 450 Gigawatts até 2030 mostra nosso compromisso.
Apesar de nossos desafios de desenvolvimento, demos muitos passos ousados em energia limpa, eficiência energética, florestamento e biodiversidade. É por isso que estamos entre os poucos países cujos PADs são compatíveis com 2 graus Celsius.
Também incentivamos iniciativas globais como International Solar Alliance, Lead IT e Coalition for Disaster Resilient Infrastructure.
Amigos,
Como um país em desenvolvimento responsável pelo clima, a Índia dá as boas-vindas a parceiros para criar modelos de desenvolvimento sustentável na Índia. Isso também pode ajudar outros países em desenvolvimento, que precisam de acesso acessível a financiamento verde e tecnologias limpas.
É por isso que o presidente Biden e eu estamos lançando a “parceria Índia-EUA para o clima e a energia limpa Agenda 2030”. Juntos, ajudaremos a mobilizar investimentos, demonstrar tecnologias limpas e possibilitar colaborações verdes.
Amigos,
Hoje, enquanto discutimos a ação climática global, quero deixar um pensamento com vocês. A pegada de carbono per capita da Índia é 60% menor do que a média global. Isso porque nosso estilo de vida ainda está enraizado em práticas tradicionais sustentáveis.
Portanto, hoje, quero enfatizar a importância da mudança do estilo de vida na ação climática. Estilos de vida sustentáveis e uma filosofia orientadora de "De volta ao básico" devem ser um pilar importante de nossa estratégia econômica para a era pós-Covid.
Amigos,
Lembro-me das palavras do grande monge indiano Swami Vivekananda. Ele nos chamou para "Levantar, acordar e não parar até que a meta seja alcançada." Vamos fazer desta uma Década de Ação contra as mudanças climáticas.
Obrigado. Muito obrigado.
0 Comentários