Sondagem mostra que prática do topless se tornou menos comum na França
A decisão da polícia de impedir mulheres em uma praia da França a fazer topless causou forte polêmica na França e provocou até uma reação do governo, que defendeu a prática.
O incidente aconteceu em uma praia em Sainte-Marie-La-Mer. Policiais abordaram três mulheres que tomavam banho de sol sem a parte de cima do biquíni após uma queixa de uma família de férias e pediu que elas se cobrissem.
Uma forte reação contra a polícia se seguiu ao episódio nas redes sociais da França.
Em apoio às mulheres, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, tuitou: "A liberdade é um bem precioso".
Ele disse que era errado pedir às mulheres que vestissem roupas.
Não é ilegal tomar sol de topless na França, embora as autoridades locais possam proibir a prática com diretrizes sobre roupas.
Uma sondagem do site VieHealthy em 2019 mostrou que a prática é menos comum na França agora do que no passado. Também é menos recorrente do que em outros países europeus.
[caption id="" align="alignnone" width="624"] Abordagem da polícia gerou forte polêmica nas redes sociais, com tuíte do ministro do Interior francês[/caption]Segundo o levantamento, 22% das mulheres francesas entrevistadas haviam tomado banho de sol de topless, em comparação com 48% das espanholas e 34% das alemãs
Incidente
Um comunicado de imprensa postado no Facebook pela polícia dos Pirineus Orientais disse que o incidente ocorreu na semana passada.
Dois policiais solicitaram a três mulheres na praia que cobrissem os seios, a pedido de uma família preocupada com as crianças presentes.
"Guiada pelo desejo de apaziguamento, a polícia perguntou às pessoas em questão se concordariam em cobrir os seios depois de explicarem o motivo de sua abordagem", informou a nota da polícia.
"Nenhuma ordem municipal proíbe essa prática (de topless) em Sainte-Marie-la-Mer."
Mas a ação da polícia gerou uma onda de críticas online. Alguns questionaram uma onda de "pudor" que varre a França, enquanto outros se perguntam se a prática agora estava proibida.
A porta-voz da polícia, tenente-coronel Maddy Scheurer, culpou a "falta de traquejo" dos dois policiais pelo incidente. "Você sempre me verá de uniforme", escreveu ela, "mas a prática de bronzeamento em topless é permitida na praia de Sainte-Marie-la-Mer."
0 Comentários