Dar oportunidade para o estudante conhecer o mundo encantado da leitura é um dos papéis fundamentais da escola. 

Alinhado a essa proposta, o Colégio Marista João Paulo II lançou o projeto literário L³ (li, lendo, lerei), voltado aos estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa multiplica e amplia a ação de ler em diferentes tempos e formas verbais, além de incentivar os estudantes à leitura extra de livros, além dos previstos no ano letivo. 

O projeto funciona assim: a cada 10 livros lidos e o respectivo preenchimento dos 10 diários, o estudante entrega o material para a análise do professor de língua portuguesa que analisa o conteúdo e indica a premiação do jovem leitor. A partir daí, de acordo com a quantidade de obras lidas, ele será premiado com o “boton marista”. O idealizador da proposta é o professor de Língua Portuguesa, Pedro Cavalcante. “Os alunos poderão ler livros que tenham em casa e da biblioteca e deverão preencher um ‘diário de leitura’ com as informações da obra escolhida”, explica. 

Após a leitura de 70 livros, a aluna Júlia Marcolino Persegona foi o destaque do ano de 2018. Assídua no projeto L³, ela foi premiada com broches que marcaram a quantidade de livros lidos. “Achei maravilhosa a iniciativa do colégio em adotar um projeto literário. Além de incentivar a leitura, nos faz analisar a obra e interagir com ela por meio dos diários de leitura, tornando esse um hábito prazeroso”, conta. Para Júlia, quando se tem um livro em mãos, você nunca está sozinho. “ A leitura nos leva a lugares incríveis e maravilhosos. Ler é viajar no mundo da imaginação”, disse a estudante com empolgação.