Mulheres e crianças palestinas aguardando abrigo em escola da ONU na Faixa de Gaza 11/12/2018 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa |
<Foto: Reuters
O Plano de Reação Humanitária 2019 delineou 203 projetos a serem realizados por 88 grupos diferentes, incluindo agências da ONU e organizações não governamentais.
O plano priorizou os 1,4 milhão de palestinos mais necessitados de alimento, cuidados de saúde, abrigo, água e saneamento, disse Jamie McGoldrick, coordenador humanitário da ONU na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.
"Os agentes humanitários estão enfrentando desafios inéditos, incluindo uma baixa recorde no financiamento e um aumento nos ataques para deslegitimar a ação humanitária", disse ele em um comunicado conjunto nesta segunda-feira, antes da divulgação do apelo em Ramallah, na Cisjordânia ocupada por Israel.
Embora "muito mais assistência seja necessária", disse McGoldrick, o plano está "refletindo o que podemos conseguir realisticamente neste contexto altamente tensionado".
Os Estados Unidos reduziram seus fundos para os palestinos ao longo do ano passado, inclusive à agência da ONU que presta serviços a 5 milhões de refugiados palestinos
Washington prometeu 365 milhões de dólares à agência em 2018, mas só pagou uma primeira parcela de 60 milhões e em agosto anunciou que suspenderia todas as doações futuras.
https://www.terra.com.br/noticias/onu-e-palestinos-fazem-apelo-humanitario-apos-corte-de-fundos,0eddc652b0201358b1607c9de86d3b29o0ul99ud.html
0 Comentários