Samamba Rock 2019 comemorou com muito rock’n’roll os 30 anos de Samambaia

Com 21 edições, o evento de rock mais aguardado de Samambaia, o Festival Samamba Rock 2019 foi realizado no final de semana dos dias 25 e 26 de outubro. Aproximadamente 11 mil pessoas compareceram ao festival nos dois dias. Promovido pelo Instituto Solid’Art e com apoio do Fundo de Apoio a Cultura do DF – FAC/DF, o Samamba Rock começou desde o dia 8 de setembro com o seminário das redes undergrounds, realizado no Complexo Cultural Samambaia.

Na ocasião do seminário, foram abordadas temáticas como cultura na periferia; produção independente; ocupação do espaço público para manifestação cultural; reconhecimento do Rock brasiliense como patrimônio imaterial; saúde mental com prevenção a depressão e ao suicídio.

Ainda no mês de setembro, o Instituto Solid’Art também realizou uma seleção para que bandas de rock autoral do DF se apresentassem no palco do Festival. Foram 128 bandas inscritas, das quais 62 bandas compareceram ao Seminário, e pelas regras, confirmaram a participação e foram à votação do público. Dessas, as cinco mais votadas foram escolhidas após 12.977 votos computados. Um recorde. As bandas selecionadas tocaram nos dois dias do festival, comemorando 30 anos da Cidade que mais cresce no Distrito Federal.

Os dois dias de apresentações contaram com alguns intervalos chuvosos que não desanimou o público apaixonado pelo rock n’ roll. Este ano, o Samamba Rock contou com a presença inédita de 20 Motoclubes que acamparam na área deixando o espaço ainda mais alternativo. As apresentações que se destacaram foram o metal da banda paulista Vulcano entrando na madrugada, que levou para o Festival a nostalgia dos anos 80; e a banda Plutão Já Foi Planeta muito aguardada pelo público.

As bandas Regionais e Locais também deram um show com suas performances e originalidade, destaque para as que marcaram a presença feminina como: Venture; Malice; Penúria Zero e Joe Silhueta. E outras grandes bandas que agitaram mais esta edição desse tradicional evento como: Intokaveis; Human ACT; Marsalla; Vozes da Anarquia; Mofo; Macakongs 2099, Marcelo Marcelino; Bastard (BA) e Cara de Porco (RJ).

E não para por aí. Na primeira quinzena de dezembro, a equipe do Festival se programa para realizar uma ação social que faz parte da finalização do evento. Será organizada a distribuição dos alimentos arrecadados no Samamba Rock 2019. As instituições carentes a serem beneficiadas pela produção são da região de Samambaia e Cidade Estrutural. De acordo com a produção, esse é um ato de Solidariedade que faz do Samamba Rock um Festival que se preocupa com a garantia de um direito fundamental da pessoa humana. Após esta ação, começam os preparativos para o Samamba Rock 2020. Aguardem Rockers!

Outras matérias

Pets: Zoonoses vacinou mais de 180 mil cães e gatos em 20 meses

Trabalho da saúde ajudou a colocar o DF como referência nacional em cobertura vacinal contra raiva. Foto: arquivo Secretaria de Saúde O Distrito Federal é referência nacional em cobertura vacinal contra a raiva em animais domésticos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, o DF tinha a maior proporção […]

‘Quem abusa de criança não tem transtorno mental, só se sente no direito’

Legenda da foto,Luciana Temer é presidente do Instituto Liberta, que atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes O discurso de que o abuso sexual de crianças e adolescentes é uma violência excepcional e praticada por “monstros” é parte das ideias que a advogada Luciana Temer quer combater. “Minha briga é mostrar para […]