10 coisas que você precisa saber sobre Nanismo

Antes de rir ou fazer alguma piada de anão, conheça aqui dez coisas que talvez você não sabia sobre Nanismo. Provavelmente a piada vai perder a graça.

 

1. O QUE É NANISMO?

Nanismo é ser pequeno. É o nome genérico dado para qualquer condição que implique em baixa estatura imperante. Menos de 1,40m para mulheres e menos de 1,45m para homens. Acontece em média 1 caso a cada 25.000 nascimentos.

 

2. POSSO CHAMAR DE ANÃO?

A maioria das pessoas com nanismo NÃO gostam de ser chamadas de anão. Então, como você não quer magoar ninguém, diga “ele/ela tem nanismo”ou “é uma pessoa com nanismo”.

 

3. EU POSSO TER UM FILHO COM NANISMO?

Sim! 80% das pessoas com nanismo são filhos de pais com estatura dentro da média da população.

 

4. EXISTEM TIPOS DIFERENTES?

Sim! Existem mais de 400 tipos de nanismo, com vários subtipos.

 

5. NANISMO TEM CURA?

Na grande maioria dos casos NÃO. Alguns tipos são causados por questões hormonais. Só nesses casos o uso de hormônio de crescimento faz efeito.

 

6. QUAL A MELHOR FORMA DE COMBATER O PRECONCEITO?

Espalhando conhecimento! As pessoas geralmente falam do que não conhecem e quando se tem acesso à informação confiável é a forma mais eficiente de gerar conscientização. Pessoas com nanismo vêm sendo usadas como atração cômica ou pretensamente grotesca há muitos anos. Muitas piadas e até programas de TV os tratam com desrespeito e isso gera situações constrangedoras no dia a dia deles. Quando você entende que um filho seu ou mesmo você poderia (ou pode) estar na mesma condição, toda piada perde a graça.

 

7. ACESSIBILIDADE É UM PROBLEMA PARA QUEM TEM NANISMO?

E como! A baixa estatura faz com que atividades simples do dia a dia sejam complicadas para eles. Alcançar pias, balcões, prateleiras de supermercado, botoeiras de elevador são alguns exemplos. Esta é uma das lutas do Somos Todos Gigantes.

 

8. EXISTEM MUITOS ESPECIALISTAS NA ÁREA DE SAÚDE?

Não. Faltam médicos especialistas que entendam de nanismo. Segundo estimativas, existem no país aproximadamente 20.000 pessoas com nanismo.

 

9. O QUE COMEMORAM DIA 25 DE OUTUBRO?

A lei 13.472/2017 foi sancionada em 31/07/2017 e instituiu o dia 25 de outubro como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO PRECONCEITO À PESSOA COM NANISMO. Para nós é um dia importante para lembrarmos a todos que somos pessoas apenas com centímetros a menos, mas capazes de protagonizar nossas próprias histórias. Falar abertamente sobre o assunto que até pouquíssimo tempo atrás era um tabu. Espalhar informação é a maior arma contra o preconceito.

 

10. O QUE É O #SOMOSTODOSGIGANTES?

O movimento nasceu apenas como uma campanha digital de combate ao preconceito em 30/09/2015, criada por um casal, o advogado Marlos Nogueira e a empresária Juliana Yamin, cujo filho mais velho, Gabriel, tem o tipo mais comum de nanismo: acondroplasia. A campanha rapidamente se espalhou pelo Brasil e em 2016 se tornou o primeiro e único site no Brasil que fala exclusivamente sobre nanismo.

Outras matérias

CLDF: Lei garante aluguel social para mulheres vítimas de violência

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rafael Prudente (MDB), promulgou a Lei 6.323/2020, que garante a concessão de aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica A Lei de iniciativa do próprio deputado Rafael Prudente, foi publicada na edição do Diário Oficial da CLDF desta segunda-feira, dia 6 de julho. A proposta […]